Ajude

Menu Doe

Colégio Integral Solar

Colégio Integral Solar

Acesse o boletim escolar online. 

 

O Colégio Integral Solar é a Unidade Operacional do Solar Meninos de Luz e realiza todas as ações do Programa Educação Integral: Ensino Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Do Berçário I ao Ensino Médio, busca-se progressiva unidade através de processos pedagógicos e interativos entre todos os segmentos, de Educação Formal e Educação Complementar.

O aluno permanece no COLÉGIO INTEGRAL SOLAR por 10 horas diárias com educação holística, humanista, multidisciplinar, que contempla todas as áreas de expressão humanas: cognitivas, emocionais, ético-morais, de cidadania e de saúde física, estruturados no Planejamento Eco-Político-Pedagógico, que faz interlocução entre educação, meio ambiente, saúde e cidadania.

 É o lema do Solar: “EDUCAR PARA LIBERTAR!”.

Veja mais em “Programa Educação Integral”.

 

Colégio Integral Solar

Breve Histórico

25 anos de Educação Integral

Em sua história recebeu diversas denominações porque sua estrutura física e organização foi montada ano a ano, na medida das conquistas de imóveis, construção de Unidades Operacionais, e recursos financeiros advindos de parcerias, eventos, doações, além de voluntariado; em lutas e desafios incontáveis, até esta data (2016) em que o Colégio completa 25 anos (dentro do Solar Meninos de Luz, que iniciou suas atividades em 28/12/1983, há 33 anos).

A educação do Berçário I e Maternais deu início à Creche Meninos de Luz, fundada em 18/08/1991, por demanda das famílias assistidas do Programa Comunidade (hoje Programa Família/Comunidade). Eram apenas 35 alunos que ao crescerem, iniciaram ano a ano novas turmas, deixando vagas nos Berçários.

O número de alunos em cada sala foi aumentando progressivamente de 15 a 25 por turma. Atingiu a meta para 2006: 400 alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, quando houve a primeira formatura dos alunos, prontos para os vestibulares em Universidades.

(Veja em “História” o histórico de desafios e conquistas até a atual configuração educacional)

Fato relevante ocorreu no ano 2000, com o início da parceria com a ASSESPA – Associação Educacional São Paulo Apóstolo (sendo seu Presidente, o Dr. Ronald Levingson) e à qual pertencia a UniverCidade, com seu Colégio Cidade, de Aplicação. A ASSESPA manteve o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, também constituídos ano a ano, pois continuávamos a receber alunos apenas no Berçário. Os alunos do Ensino Médio que se formaram, de 2006 a 2013, entre outras universidades, puderam escolher os cursos da UniverCidade, com bolsas integrais. Em fevereiro de 2014 houve o fim dessa parceria, devido ao término das atividades da UniverCidade.

O Solar passou a pagar os mesmos professores e Coordenadora do Colégio Cidade, mas não houve sintonia com as novas exigências pedagógicas da instituição e tivemos que demiti-los, em 2014, a fim de que buscassem novas colocações em 2015 de acordo com seus modos de pensar educação.

Em fevereiro de 2015 houve total reestruturação educacional com a contratação de excelentes educadores, muitos com Mestrado e Doutorado, escolhidos pela harmonia com o tipo de educação holística, construtivista, já existentes no Solar, desde o Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Foi possível realizar o grande sonho: a unificação de todo o ensino: do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o que proporcionou grande progresso educacional.

O pagamento de parte dos professores foi possível devido à parceria iniciada em fevereiro de 2014 com a Universidade Estácio de Sá, mantida até hoje (2016) e que ainda oferece Bolsas de 50% para suas Faculdades, além de diversos outros benefícios e serviços prestados ao Solar.

 

Lutas, dores e esperança!

O custo do pagamento e depois demissão pelo Solar de todos os educadores do Colégio Cidade em 2014 e a contratação de 19 profissionais em 2015 provocaram um grande rombo financeiro na instituição, que teve que dar um passo atrás para dar dois à frente: fomos obrigados a fechar o Ensino Médio. A proposta feita aos pais e alunos era de, em 2016, ter o 1º ano do Ensino Médio vindo do 9º ano do Ensino Fundamental II; em 2017, o 2º ano e em 2018 o 3º ano, assim reiniciando todo o segmento. O processo está em andamento e em 2016 temos o 1º ano do Ensino Médio em pleno funcionamento.

Tributo de Gratidão ao Dr. Ronald Levingson

“Dr. Ronald, amado parceiro e amigo. O senhor permitiu que, por 13 anos, de 2000 a 2013, funcionasse o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Deu em comodato a casa da Rua Saint Roman, 142 – onde funciona o Ensino Infantil e Bolsas integrais na UniverCidade. Sem sua generosidade e defesa o Solar, não teríamos conseguido chegar até aqui e um imenso número de vidas não teriam sido transformadas! Muito obrigado, Dr. Ronald! Jamais o esqueceremos”.

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Novidades