Ajude

Menu Ajude

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Continua, neste segmento educacional, promoção da liberdade de construir, pensar, criar, em aulas dinâmicas, interativas, distantes de uma escola que repete, recita, manda copiar, ensinando conteúdos sem significação para quem os recebe.

O modelo de educação no Colégio Integral Solar é holístico, portanto humanista e multidisciplinar. É também construtivista, uma concepção filosófico psicológica sobre o desenvolvimento mental do ser, incluindo as crianças.

Está de acordo com a LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e atende aos quatro pilares da Educação, concorde com o Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.

O Solar Meninos de Luz propicia ambiente de experiências diversas e desafiadoras, gerando nas salas de aula provocações, dúvidas, discussões, produzindo transformações e descobertas pelo próprio aluno, que assim se apropria delas, gerando o conhecimento, que se renovará, ampliando-se em contextos diferenciados, por toda sua vida.

(Veja “Princípios Filosóficos de Educação” no Programa Educação Integral).

Objetivos

Estes objetivos atendem aos “Princípios Filosóficos de Educação do Solar Meninos de Luz”, à LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos quatro pilares da Educação e ao Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer.

  • Construção de pensamento lógico-matemático, da linguagem escrita e falada, de informações basilares de História, Geografia, Ciências Naturais e suas relações transversais de conteúdos.
  • Formação de personalidade polivalente, holística, pelo convívio constante e aprendizagem de todas as formas de cultura, como música, teatro, dança, artes plásticas, vários esportes, capoeira, xadrez, culinária, computação, etc.
  • Despertamento da consciência crítica e da autonomia levando à construção de saberes e sentimentos, capacidade de argumentação e livre associação de ideias.
  • Promoção de oportunidades de reflexão e interesse pela vida comunitária, do país, das nações, para formação política saudável, responsabilidade social e incremento de atividades benéficas ao meio ambiente.
Metas
  • Em médio prazo: estender o uso de tablets e introdução da plataforma digital Moodle, já em uso por Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a fim de facilitar a transversalidade dos conteúdos programáticos e a interação entre professores e alunos sem recorrer às redes sociais, dissipadoras de atenção.
  • Progressivamente, programar a plataforma Moodle para interação dos professores com os pais, quando poderão orientar o estudo dos filhos.
Práticas Pedagógicas

Principal metodologia interativa: PROJETOS

Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais eficaz e significativa, do Ensino Infantil até o Ensino Fundamental I e II, adotamos a metodologia de trabalho com projetos, além de outras estratégias diversas que favorecem o crescimento intelectual, emocional e social de nossos alunos.

  • Os temas

As propostas de tema para projetos surgem na semana pedagógica, no início do ano, onde há a participação de todos os educadores e no decorrer do ano letivo, naturalmente, outras propostas surgem, porque a “Escola é viva”, o Colégio Integral Solar tem características bem peculiares: dinamismo, informação constante, criatividade e “movimento”.

  • Interação entre todos os segmentos educacionais

Desenvolvemos atividades e projetos que podem envolver somente determinados segmentos e também todo o Solar. Para que essa interação aconteça, contamos com a adequação às faixas etárias, e, para isso, a coordenação pedagógica com enorme habilidade, trabalha ao lado de cada educador provocando reflexões, fazendo propostas, adaptações e estimulando a criatividade. No decorrer dos anos observamos que ultrapassamos os limites da sala de aula, conseguimos uma maior aproximação dos familiares e da realidade social. Cabe ressaltar que estamos facilitando e incentivando um processo de maior comprometimento e de responsabilidade de cada aluno por seu próprio aprendizado.

  • Papel dos alunos nas pesquisas

Alunos – A ideia de cada projeto é lançada de acordo com algum acontecimento atual ou necessidade de estudo ou de pesquisa e de acordo com o tema, há um desmembramento, onde cada aluno ou cada grupo escolherá o seu direcionamento (exemplo: Comunidade – saneamento, saúde, cultura da comunidade). A partir daí, iniciarão as pesquisas e produções com a orientação e supervisão do professor.

Se a turma optar por trabalharem em grupos, todos os componentes precisarão conhecer todo o assunto que escolherem. O professor estará acompanhando o desenvolvimento de cada trabalho, porém a turma terá autonomia para decidir formas de apresentação (do 3º ano em diante).

  • Desenvolvimento do projeto no Ensino Infantil e Turmas do 1º e 2º anos

O projeto em turmas menores (Ensino Infantil até 2º ano do Ensino Fundamental I) é desenvolvido com atividades previamente planejadas no dia a dia. É mais enriquecido de atividades com materiais concretos e lúdicos, onde há adaptação da linguagem a cada turma e até mesmo a cada aluno.

  • Professores: atualização, flexibilidade, preocupação com o professor

Professores – Cabe aos nossos professores, flexibilidade diante das mudanças e solicitações dos alunos. Uma atualização constante sobre os assuntos dos projetos e sobre as mudanças atuais da sociedade. A coordenação propõe reuniões, encontros, oficinas, estudos, cursos, pesquisas e treinamentos para que todos se entusiasmem com os projetos: nossa preocupação e responsabilidade é também com o processo; como cada educador está desenvolvendo o trabalho e não somente com o resultado final: apresentações.

  • Reflexão, questionamentos, através da leitura de jornal

Criamos estratégias para que os alunos reflitam sobre diferentes assuntos, falem, argumentem e questionem. Assim sendo em qualquer tipo de trabalho há um espaço para ouvirmos cada aluno. No mínimo, uma vez por semana, cada aluno deverá ler com um responsável, uma notícia de jornal, conversar e falar sobre o que leu para a turma (com as observações dos responsáveis também).

Esse também é um trabalho realizado no Ensino Infantil: nas rodinhas de conversas, nas experiências, no lançamento de algum conteúdo, nas histórias…

  • Participação dos familiares

Familiares – Queremos envolver e levar informações aos responsáveis e estamos conseguindo. A participação eles vêm aumentando significativamente! Através de pesquisas feitas com a família, preenchimento de questionários, participação em eventos com os filhos, através de comentários positivos, questionamentos, constatamos uma modificação bem positiva dos familiares na vida escolar do aluno.

  • Desenvolvimento integrado e criativo dos conteúdos pedagógicos com artes, informática, música, danças, etc.

Os conteúdos vêm sendo desenvolvidos de forma prazerosa e criativa. Os professores estão mais atentos e interessados em conhecer novas tecnologias que enriqueçam o trabalho em sala de aula. Aliás, contamos também com os profissionais de artes, que atuam pelas manhãs. Sempre que é possível eles nos auxiliam com ideias e com seus conhecimentos, exemplo: Sarau de Poesias, ideia surgida com a professora de português, contamos com alunas de balé, colocando a dança no texto.

Estamos estreitamente interligados com Informática: passeios, trabalhos, pesquisas e capacitação de professores. Professores e alunos contam com orientação e colaboração da instrutora de informática, que acompanha os conteúdos de todas as turmas. Em junho, o 5º ano à Petrópolis com a professora de Português e História, com a colaboração e orientação da instrutora de informática. O estudo iniciou no laboratório de informática, sala de aula e concretizamos com visita à Cidade Imperial.

  • Meninos Solidários: campanhas e eventos para o Bem

Os Meninos Solidários continuam desenvolvendo um belo trabalho, na escola, na família, na comunidade e em outras instituições. A cada campanha criamos um evento que motive mais os alunos e familiares. O “Cinema no Solar”, onde o ingresso foi um produto de higiene para montarmos enxoval para bebês e a Campanha de agasalhos. Com a Campanha de agasalhos surgiu a 2ª fase da turma de alfabetização (1º ano) – temos fotos de tudo.

  • Incentivo à leitura: Biblioteca, Sarau Literário

Sarau Literário – Com o objetivo de incentivar a leitura e de que nossos alunos conheçam e saibam conversar sore leituras, recebemos autores na Biblioteca Paulo Coelho. Esses encontros são programados de acordo com a faixa etária de interesse do convidado.

Durante duas semanas o livro escolhido pelo autor é lio e trabalhado na turma. Todos pesquisam e se informam para receber o visitante, retirar dúvidas, fazer comentários e sugestões. O resultado é gratificante.

Tributo de gratidão aos que promovem a educação do Ensino Fundamental I

“Obrigada queridos educadores, por doarem com amor e competência, seus saberes e suas vidas aos amados alunos do Solar Meninos de Luz! Recebendo-os do Ensino Infantil e caminhando com eles dos 6 aos 10 anos no Ensino Fundamental I, têm conseguido alicerçar esse estágio de desenvolvimento das operações concretas, do ponto de vista dos conhecimentos e sentimentos, preparando-os para o período das operações formais, próprios da pré-adolescência e adolescência, facilitando construções de conteúdos do Fundamental II e Ensino Médio, no Solar. Vocês os libertam para a vida plena, dentro e fora do Solar, no presente e no futuro, para si mesmo e para a sociedade. Todos nós amamos muito vocês!”.

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Profissionais do Ensino Fundamental I

Diretora Pedagógica: Professora Rosemarie Ramalho.
Auxiliar de coordenação: Diolinda Rodrigues.
1º ano: Professoras Cristiane Albuquerque e Valéria Jardim e Auxiliar de Turma Derekson Dantas.
2º ano: Professoras Ana Paula Romana e Valéria Jardim e Auxiliar de Turma Alessandra Bittencourt.
3º ano: Professoras Letícia de Castro e Valéria Jardim e Auxiliar de Turma Silvia Pimentel.
4º ano: Professoras Jacqueline Cardoso e Luana Sobrinho e Auxiliar de Turma Larissa Lopes.
5º ano: Professoras Jacqueline Cardoso e Luana Sobrinho e Auxiliar de Turma Liliane Ribeiro.
Professora de Informática: Aline Almeida Santos.
Inspetores: Gilson dos Santos e Severino Gomes.

Aluna do 5º ano na Galeria de Arte Solar.
1º ano desenhando no Leituras no Solar.
Atividade do Dia do Índio com o 2º ano.

Novidades