Ajude

Menu Ajude

Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio no Colégio Integral Solar tem a forte característica de preparação para a vida adulta, em especial com relação aos vestibulares para as Universidades e ENEM, e às informações sobre o mercado de trabalho, como auxílio à escolha dos cursos superiores.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio estarão terminando um longo ciclo, desde o Berçário I, em sua maioria.

Suas experiências educacionais tiveram plena coesão com as práticas interdisciplinares, a fim de impedir fragmentação de conteúdos. Sempre estiveram relacionadas com os “Princípios Filosóficos de Educação do Solar Meninos de Luz”, à LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Relatório da UNESCO, pela Comissão Internacional de Educação para o Século XXI: os quatro pilares da educação: “aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer”.

Em todos os anos de Ensino Médio haverá permanente acompanhamento avaliativo do aluno; uso da plataforma Moodle para que o estudante tire as dúvidas com o professor; vestibulares simulados e especial atenção às práticas de Redação.

No currículo estarão informações sobre profissões, realizadas através de conteúdos transversais, com todos os professores e também através de profissionais convidados, a partir do interesse dos alunos. Também acompanharão informações sobre os cursos que desejarem seguir nas Universidades, podendo programar visitas a essas instituições.

Objetivos
  • O objetivo do Ensino Médio é preparar os alunos para o ingresso nas Universidades e para a vida acadêmica, o que, na sociedade em que vivemos, é de grande importância para uma mudança na situação econômico-social dos alunos e fundamental para o progresso da nossa sociedade.
  • O ensino nesse ciclo não se atém ao ingresso nas Universidades, mas à inserção social de consciências cidadãs.
Meta
  • Formação de um cidadão de bem, crítico, ativo/agentivo em sua sociedade, consciente de suas obrigações para com o coletivo e de seus direitos, solidário, tolerante, que busque trabalhar em prol do progresso social e intelectual da comunidade na qual está inserido, da igualdade e da justiça, consciente dos problemas que afligem o nosso país e outras nações e que busque trabalhar também em prol do desenvolvimento e harmonia da coletividade em seu sentido maior – a coletividade planetária.
Práticas Pedagógicas
  • Estímulo à característica questionadora dos alunos e da capacidade destes de argumentar e de associar ideias a partir de discussões que proporcionam a construção de conhecimentos de diversas esferas.
  • Aprofundamento das capacidades de argumentar, de relacionar ideias e de refletir criticamente, com o acréscimo das disciplinas de Filosofia e Sociologia.
  • Conteúdos contextualizados, com todas as disciplinas considerando as implicações sociais ou aplicações práticas dos conhecimentos de ordem institucional.
  • Integração entre as disciplinas por meio de atividades transdisciplinares, que se realizam em projetos, aulas que envolvam diferentes disciplinas em um objetivo comum, no jornal da escola.
  • Desenvolvimento, aprofundamento e apropriação de conhecimentos das áreas naturais (Química, Biologia e Física), das áreas de linguagem e suas tecnologias (Matemática, Português, Redação e Literaturas), das áreas humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia), das expressões artísticas (Artes) e corporais (Educação Física).
  • Utilização da plataforma Moodle, que serve de grande auxílio às propostas transdisciplinares, já que é o espaço onde constam os conteúdos programáticos de todas as disciplinas e onde tanto os profissionais como os alunos podem interagir sem a exposição virtual comum às outras redes sociais.
  • Passeios com fins educativos, como as idas a museus; palestras sobre temas que são foco de discussões correntes, como palestras sobre tecnologia e educação e sobre a cultura do estupro, as quais propõem um espaço de reflexões importantes quanto ao momento histórico, social e cultural vivenciado pelos alunos da instituição.
  • Realização de feiras: Feira Cultural e Feira de Ciências.
  • Realização de Olimpíadas, com jogos de diferentes modalidades esportivas e interação entre alunos de diferentes idades – todos os alunos do Fundamental II e Médio se reúnem nas Olimpíadas para participar dos jogos.
  • Trabalho com diferentes mídias, como a construção de jogos, gravação de vídeos, apresentação dos alunos utilizando recursos como power point, utilização de tablets para pesquisa e aprofundamento dos conteúdos.
  • Discussão e trabalhos referentes ao uso das redes sociais e outras mídias comuns no cotidiano dos alunos.
  • Participação majoritária no Grêmio Estudantil.
  • Trabalho com práticas laboratoriais nas aulas de Química e Biologia.
  • Realização de simulados referentes aos vestibulares e ENEM.
  • Na parte da tarde, são realizadas oficinas que estimulam as inteligências emocionais, físicas, sócio-interacionistas, abarcando modalidades como yoga, danças, capoeira e outras artes.
  • Na tentativa de buscar um ensino para além dos muros da escola, o corpo docente procura desenvolver trabalhos que possibilitem a articulação entre a escola e a comunidade na qual a instituição está inserida, propondo projetos como o jornal, mapeamento da comunidade, trabalho solidário, festas escolares, como a festa junina e o café da manhã do dia das mães, enfim, atividades que estimulem o envolvimento entre alunos e seus familiares, que são moradores da comunidade.
Tributo de gratidão aos que promovem a educação do Ensino Médio

 “Educadores amados! Nossos alunos, em sua maioria, chegaram pequenininhos e durante sua existência até a formação no Ensino Médio, viveram o Solar. ​Preparados pelo Fundamental II, chegam a vocês na idade desafiadora, da passagem da infância para a idade adulta, alcançaram o estágio de operações formais (11, 12 anos em diante) em que vão analisar, estabelecer relações, teorias, soluções, sobre cada conteúdo, experiência, problema, sejam políticos, filosóficos, éticos, linguísticos, lógico-matemáticos, científicos, religiosos. Se não fossem vocês, com seu afeto por eles, sua competência profissional, seu amor pela educação em geral e  pelo tipo de educação holística do Solar –  como vocês sempre dizem- essa riquíssima fase do desenvolvimento humano neles se perderia ou não seria tão enriquecedora. Precisam neste momento, de quem​ ​os​ impulsionem para o voo muito alto: Universidades e bons empregos!​ ​Vida responsável, com vistas ao próprio Bem, de sua família, da Comunidade, do mundo..”

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Profissionais do Ensino Médio

Diretora Pedagógica: Ivonete da Silva Mendes
Auxiliar de coordenação: Cíntia Santana da Silva
Professora de Português e Literatura: Helena Faria
Professora de Redação: Cybelle Borges
Professora de Álgebra: Thaís Cerqueira
Professor de Geometria: Fabrício Cardoso
Professores de História: Marcella Albaine e Rafael Betencourt
Professora de Geografia: Paula Coelho
Professor de Biologia I: Rodrigo Abreu
Professora de Biologia II: Débora Rocha
Professora de Química: Caroline Rodrigues
Professora de Física: Priscila Guimarães
Professora de Espanhol: Rosa Nascimento
Professor de Inglês: Lourival Coelho
Professores de Artes: Isabelle Pacheco e Schaiane Alves
Professor de Filosofia: Thiago Barros
Professora de Sociologia: Maria Priscila Chagas
Professora de Informática: Aline Almeida Santos
Professora de Educação Física: Paula Crespo Cerri
Inspetores: Manoel Francisco Gomes e Severino Francisco Gomes

Alunos apresentam seus trabalhos na Feira Cultural.
Alunos participam de Oficina de Arte com Jabim Nunes.
Alunos do Solar interagem em apresentação da Escola Oga Mitá.

Novidades