Ajude

Menu Doe

Inauguração de Leituras no Solar com Jessé Andarilho e Anna Claudia Ramos

15/09/2016

No dia 15 de setembro, o Solar Meninos de Luz inaugurou o Programa Leituras no Solar, na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho. O objetivo do programa é promover e dinamizar a biblioteca para o Colégio Integral Solar e para a comunidade como um todo, a aproximando dos estudantes e dos moradores e permitindo que cada um entenda a biblioteca como um espaço seu.

O projeto Solar Literário, que existiu durante anos no Solar, foi selecionado no Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, realizado pelo Ministério da Cultura, que visa premiar boas práticas e projetos inovadores em bibliotecas comunitárias/pontos de leitura. O prêmio nos permitiu criar o Programa Leituras no Solar e realizar atividades de contação de histórias, encontro de escritores com os alunos, saraus e outros eventos que permitam dinamizar mais o espaço da Biblioteca, melhorar sua estrutura e atrair mais visitantes.

O programa foi inaugurado com o autor do livro Fiel, Jessé Andrilho, às 16h15, que conversou com nossos alunos do Ensino Fundamental II. Ele contou sua história de vida, a história de seu livro e mostrou que é possível conquistar qualquer sonho com persistência e perseverança.

Jessé é de Antares, favela da Zona Oeste e sua história o aproximou muito de nossos alunos. Quando mais novo, não gostava de estudar e, como uma reviravolta, se tornou escritor. Seu livro, Fiel, foi escrito durante viagens de trem. Ele passava em torno de 4 horas no meio de transporte e aproveitou o tempo gasto para escrever sobre um menino envolvido com o tráfico de drogas. Jessé contou que o personagem principal, o Fiel, tem um pouco de cada pessoa que conhece.

Às 18h15, a autora de mais de 70 livros, Anna Claudia Ramos, fez uma roda de leitura com nossos alunos da Alfabetização de Adultos. Nesse primeiro encontro, cada aluno falou um pouquinho de si, da sua história e do seu interesse em aprender a ler e escrever. Anna Claudia, além de falar da sua jornada, falou dos livros, item que quer acrescentar na vida de nossos alunos. Ela também falou sobre dois de seus livros: ‘Enfim, Atleta!’ e ‘Noites de Chuva’.

Voltar às notícias

Galeria