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Laboratório de Ciências Marie Curie e Pierre Curie

Laboratório de Ciências Marie Curie e Pierre Curie

A Ciência é uma das forças transformadoras da vida, a experimentação faz parte do cotidiano e ao professor cabe orientar o educando na busca da construção de respostas.

O Solar Meninos de Luz segue a linha pedagógica de, cada vez mais, apoiar atividades práticas laboratoriais de Ciências químicas, físicas e biológicas, em seu compromisso com a Educação Integral, também transformadora de vidas.

 

Diretrizes Pedagógicas

Objetivos

1) Quanto aos aspectos cognitivos

  • Aprendizagem de conceitos científicos: elaboração de hipóteses, testagem, organização dos resultados obtidos.
  • Reflexão e discussão de seu significado: chegar a conclusões e construção de conceitos.

2) Quanto ao aspecto da prática

  • Desenvolvimento de habilidades práticas de investigação científica levando à facilitação de análise de dados comuns à comunicação e aos diversos conhecimentos.

3) Quanto ao aspecto de sentimento

  • Formação de atitudes positivas com relação à ciência e aos experimentos, promovendo capacitações e vontade para intervir na melhoria do meio ambiente.
Breve histórico

As atividades práticas sempre foram melhor desenvolvidas nos segmentos preliminares do Colégio Integral Solar, incluindo algumas Feiras de Ciência, e menos no Fundamental II e Ensino Médio mas que também realizaram duas Feiras de Ciências nos últimos anos. Com a unificação do ensino desde o Berçário ao Ensino Médio – o que somente foi possível no ano de 2015 com nova nova estrutura pedagógica, agora sob a direção do Solar (antes era dirigida pela UniverCidade) e com a equipe acadêmica contratada pelo SML – houve a adoção total às diretrizes construtivistas, holísticas, de educação, o que tem facilitado as atividades práticas e reconstrução dos saberes por parte desses alunos.

Em 2004 o Laboratório de Ciências foi estruturado fisicamente na garagem da casa 142 da R. Saint Roman, onde funciona a Educação Infantil através de parceria com Furnas, mas houve grande dificuldade para compra de equipamentos.

De 2009 a 2011 foi realizado o “Projeto ComCiência”, gerando excelentes atividades de experimentação. Foi executado por alunos de graduação da Universidade Santa Úrsula, que também doaram alguns equipamentos.

Em maio de 2016 houve reinauguração do Laboratório, a partir de importantes equipamentos doados pela empresa SCHLUMBERGER e do comprometimento de excelentes professores do Fundamental II e Ensino Médio com as diretrizes educacionais de experimentação.

Doação da empresa SCHLUMBERGER:

  • Célula Animal
  • Dupla Hélice de DNA
  • Célula Vegetal
  • Moléculas Estrutura com Esferas Interligadas
  • Kit Completo Escolar com 34 peças
  • Kit Conjunto de lâminas preparadas para estudo no Ensino Médio
  • PÇ Câmera Digital para Microscopia com conexão em pc
  • Corte de pele (modelo em bloco Ampliado 70X)
  • Impressora 3D
  • Gravidez em 8 fases
  • Torso Bissexual 85cm com 24 Partes com Abertura nas Costas
  • Meiose em 10 partes
  • Mitose em 9 partes
  • Esqueleto humano de 85cm com haste e suporte
  • Simulador de parto clássico
  • Microscópio biológico monocular aumento até 640X
  • Balança analítica-Cap.220g- precisão 0.1mg – tecnologia unibloc
Algumas práticas pedagógicas realizadas no Laboratório:

1) Com o material doado pela SCHLUMBERGER

  • Utilização dos microscópios ópticos para observação de lâminas de células animais, vegetais e tecidos do corpo humano
  • Montagem do esqueleto do corpo humano e identificação das estruturas ósseas
  • Visualização e estudo dos diferentes estágios de desenvolvimento dos bebês no útero da mãe
  • Montagem de lâminas de células da mucosa oral humana para posterior visualização no microscópio óptico
  • Identificação e estudo dos órgãos no modelo de corpo humano doado
  • Pesagem e calibração de reagentes na balança analítica
  • Montagem de moléculas químicas utilizando os kits de elementos
  • Montagem e estudo da dupla hélice de DNA no modelo de estudo doado
  • Observação de estruturas e organelas celulares de células animais e vegetais nos modelos doados

2) Outras experiências (quanto à relação das Ciências com aspectos socio ambientais; questões de higiene e autocuidado)

  • A confecção de um simulador da chuva ácida será utilizado para abordar como os óxidos, presentes na atmosfera reagem com a água, acidificando as precipitações.
  • Utilização de repolho roxo para averiguação do pH de amostras de águas de chuva (coletadas utilizando garrafas Pet e tecido telado)
  • Análise do pH de diferentes produtos alimentícios e de higiene presentes no cotidiano;
  • Utilização de luz negra em caixa de papelão para observar contaminação ao se tocar em materiais sujos (manchados com marca texto dissolvido em álcool em gel, representando os microorganismos.
  • Produção de sabonete e creme hidratante, através de tópicos da disciplina de Química, como solubilidade, polaridade e formação dos colóides.
Por que o nome Laboratório de Ciências Marie Curie e Pierre Curie?

Pelo reconhecimento da excelcitude do pensamento humanitário nas experiências laboratoriais realizadas pelo casal, através de trabalho árduo, cercado de imensas dificuldades, mas que trouxe extraordinários conhecimentos e Bem para a Humanidade.

O SML deseja que Marie e Pierre Curie sejam paradigmas para o comportamento de alunos e educadores, com respeito ao conhecimento e sentimento em geral e nos aspectos da prática experimental.

Pierre Curie (Paris, 1859 a Paris, 1906) – Físico pioneiro no estudo de cristalografia, magnetismo, piezoeletricidade e radioatividade.

Marie Sklodowska Curie (Varsória, 1867 a França, 1934) – Física e química, realizou estudos em radioatividade, radio e polônio e suas aplicações.

O casal tornou-se célebre ao receber o Prêmio Nobel de Física, em 1903 pelos estudos sobre radioatividade.  Marie, em 1911, voltou a receber o Prêmio Nobel pela descoberta do rádio e do polônio.

Incansável na busca de contribuições práticas para a Ciência e a Humanidade, Marie organizou um serviço de radiografia móvel, treinou técnicos  e instalou 200 estações de raios –x durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), nas zonas de combate na França e na Bélgica, tendo atendido a mais de 1 milhão de soldados. Ela mesma fazia aplicações nos soldados, dirigindo uma viatura. Recolhia o gás que emanava do rádio e o enviava a hospitais de várias partes do mundo para o tratamento de tumores cancerígenos.

Foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, a primeira a recebê-lo duas vezes, a primeira mulher a dar aulas na Sorbonne, em 1908.

Tributo de gratidão à Marie e Pierre Currie

“Bastaria seu exemplo de vida, Marie, de excepcional cientista, que superando todas as adversidades, revolucionou a Ciência, nos revelando, junto a B​e​cquerel e Pierre, as energias radiantes do Universo, em sua expressão simples dos ​R​aios x. Mais que isso, salvando vidas, demonstrou para sempre o emprego dos conhecimentos científicos para o Bem e a Paz da Humanidade.

Obrigada, Marie e Pierre, por terem revelado (“tirado o véu”) ao mundo o campo universal, invisível, atuando na matéria visível.

Nós do Solar nos sentimos honrados em usar seus nomes no nosso tão modesto Laboratório de Ciências. Procuraremos merecê-lo por ações benéficas para nossos alunos! Obrigada, Marie e Pierre.”

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Inauguração do Laboratório de Ciências Marie & Pierre Curie.
Inauguração do Laboratório de Ciências Marie & Pierre Curie.
Inauguração do Laboratório de Ciências Marie & Pierre Curie.

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