Ajude

Menu Doe

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

A inserção e disponibilização de computadores na prática pedagógica torna o ensino mais dinâmico, possibilitando aos alunos novas formas de pesquisar, estruturar pensamentos, se comunicar, redigir textos, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos.

 O Laboratório de Informática do Solar conta com 15 máquinas, licenciadas para Windows, Office e Server, pela Microsoft, em ambiente climatizado.

Objetivos
  • Motivar e facilitar a aprendizagem de forma dinâmica e interativa;
  • Oferecer Inclusão Digital, proporcionando acesso à informação, que auxilia no processo de construção do conhecimento.
Atividades
  • As aulas são ministradas para as turmas do Maternal II ao Ensino Médio, de 3 a 18 anos. As aulas são montadas com base numa grade de planejamento anual, com projetos elaborados em conjunto com os professores e coordenação pedagógica.
  • Na Educação Infantil, é utilizado o aplicativo do Gcompris, perfeito para as séries iniciais, por serem basicamente atividade de coordenação motora. Já no Ensino Fundamental e Médio, as atividades são voltadas para o reforço em sala de aula, com foco no conhecimento técnico, através de apostilas para hardware e software, ensinando como utilizar arquivos nuvem, Word 2016, normas do ABNT e, futuramente, sobre segurança no Facebook e Excel 2016 e Power Point 2016.
  • Com a implantação da plataforma digital e laptops no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, iniciou-se em 2016 maior interatividade com professores desse segmento.
Metas

Expandir as atividades para alunos do curso noturno, EJA – Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Apoio Casa da Manjedoura, de Assistência às famílias.

Obs: Devido à falta de recursos financeiros para contratação de profissionais qualificados que ofereçam suporte para outros grupos, hoje o Laboratório de Informática é utilizado somente pelos alunos do Colégio Integral Solar.

Breve Histórico

Em 1997, o Solar Meninos de Luz ganha seu primeiro Laboratório de Informática. Alunos do Programa Educação Integral que tinham entrado no Colégio em 1991, já estavam no início do Ensino Fundamental I, com a direção do Solar Meninos de Luz empenhando-se em fornecer-lhes aulas de Computação.  Através do Comitê para Democratização pela Informática – CDI, o Solar recebeu 5 computadores usados para montar o pequeno Laboratório, viabilizando as aulas de Informática Educativa para os alunos do Solar.

O CDI é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que tem como objetivo formar jovens autônomos, conscientes e conectados. Na época, realizava campanhas de arrecadação de computadores intituladas “Informática para Todos”. No entanto, perceberam que não adiantava somente disponibilizar computadores para as pessoas, pois elas não sabiam como utilizar, era preciso capacitar e sensibilizar para o uso da ferramenta tecnológica. E assim nasceu a parceria Solar e CDI, que além da doação das máquinas, também capacitou e acompanhou as aulas de Informática Educativa para alunos do Pré I à 5ª Série do Solar, além de aulas de Microsoft Office para os professores do Solar e jovens e adultos da Comunidade.

Com o decorrer dos anos o Solar abriu turmas para o Fundamental II (6º- 9º ano) e, depois, Ensino Médio (1º ao 3º ano), aumentando também o número de alunos atendidos no Laboratório. Novas doações de computadores foram arrecadadas, seja com o próprio CDI, ou mesmo de pessoa física ou jurídica, permitindo a ampliação do Laboratório. Os parceiros foram essenciais para a melhoria do atendimento aos alunos e qualidade das aulas.

Após reforma da sala em 2009, com a parceria da 9ª Vara Federal e a doação de computadores novos de última linha pela PSAFE, o Laboratório de Informática conta hoje com 15 máquinas, licenciadas para Windows, Office e Server, pela Microsoft.

Alunos do Maternal na aula de informática.
Alunos do Pré na aula de informática.
Alunos do 4º ano na aula de informática.

Novidades