Ajude

Menu Doe

Oficina de Games

05/07/2017

Marcella Albaine, professora de História do Solar e autora do Livro Ensino de História e Games – Dimensões Práticas em Sala de Aula, iniciou uma Oficina de Games com os alunos do Ensino Fundamental II. Iniciados em maio, os encontros são semanais e tem duração de 1h30.

Nos primeiros encontros, foi trabalhado o conceito de gamificação e o possível aprendizado através dos games com uma análise de notícias sobre o assunto. Depois, os alunos pensaram sobre como ensinariam o conteúdo de seus projetos através de um game. Começaram a trabalhar as plataformas para a criação de jogos e, agora, acabaram de construir cenários históricos no jogo Minecraft, como castelos medievais, pirâmides do Egito e o campo de concentração nazista.

A ideia da Oficina de Games surgiu através do contato entre a professora e os alunos em sala de aula. Por muitas vezes, os estudantes direcionavam sua atenção para um jogo no tablet, quando deveriam estar prestando atenção na aula. Com isso, Marcella começou a analisar de que forma ela poderia usar isso a favor das aulas de História. Hoje, trabalha parte do conteúdo programático de sua matéria dentro da própria oficina de jogos.

O Livro Ensino de História e Games – Dimensões Práticas em Sala de Aula também foi escrito com base em pesquisa feita no Colégio Integral Solar. O objetivo foi de pensar de que forma os games podem ser utilizados na aprendizagem, já que as tecnologias muito têm a oferecer em termos de mudanças da lógica de pensar e de construir conhecimento nos espaços escolares.

Com a criação desta oficina e com a pedagogia de projetos, entre outros, o Colégio Integral Solar pensa a Escola como um espaço de criação na sua especificidade, aproveitando os assuntos de interesse dos alunos e suas melhores formas de aprendizado e absorção de conteúdo.

Voltar às notícias

Galeria