Ajude

Menu Ajude

Palestra sobre África-Brasil no Teatro Meninos de Luz

11/07/2017 DSC_0061

No dia 11 de julho, os alunos do Ensino Fundamental II se reuniram no Teatro Meninos de Luz para assistir à conclusão da pesquisa do aluno Victor Loyola do 7º ano sobre o africano Chico Rei, parte da Pedagogia de Projetos trabalhada no Colégio Integral Solar.

Victor contou que Chico Rei, nascido na África, era rei por direito de todo o Congo. Apesar de seu título, foi capturado por algozes portugueses e comercializado como escravo para trabalhar na mina da Encardideira.

Chico Rei comprou sua alforria e de seu filho após cinco anos, já que guardava secretamente em seus cabelos o pó do ouro que garimpava. Comprou também a mina no patrão e alforriou mais de 400 outros escravos.

Após a apresentação de Victor, o Babalaô Sérgio Lopes, do Centro Cultural AfroRio, ministrou uma palestra sobre a chegada dos povos africanos no Brasil, sua mistura cultural nos barcos negreiros, a contribuição do negro, os preconceitos e a reflexão política desde a época do Império até os nossos dias. Foi uma grande aula de história para nossos alunos.

Voltar às notícias

Galeria