Ajude

Menu Doe

Programa Família / Escola

.

Programa Família / Escola

 

Nomenclatura anterior: Programa Familiar 
Total de beneficiários diretos: cerca de 300 famílias (900 pessoas)  

Este Programa refere-se às famílias dos alunos do Colégio Integral Solar. Representa respeito e cuidados por esses familiares e o propósito de interação família-escola, para o maior aproveitamento educacional dos filhos e melhores condições de bem-estar das famílias.

Objetivo Geral

Facilitar a educação dos filhos, alunos do Solar, pela cooperação família – escola e a melhoria de condições da vida familiar.

Objetivos Específicos

a) Proporcionar às famílias oportunidades para transformações vitais, por:

b) Proporcionar aos pais a discussão de princípios éticos pela implementação de hábitos e costumes pacificadores, transmitidos por seus filhos, nossos alunos, e por cursos, palestras, encontros, campanhas e outros eventos, sendo as atividades do Solar o polo irradiador.

Ações
  • Escola de Pais (mensal)
  • Reuniões bimestrais com a direção e os professores; e constantes reuniões solicitadas por pais, professores e direção.
  • Atendimento psicológico no Centro Solar do Bem-Estar a partir do atendimento dos filhos e na Farmácia Comunitária para recebimento de medicamentos gratuitos.
  • Comparecimento da família aos eventos e apresentações pedagógicas, artísticas ou esportivas de seus filhos.
  • Participação, caso necessário, no Programa Família/Comunidade: Assistência Social Emergencial, visitas aos lares, doações de alimentos, roupas, objetos e enxovais para recém-nascidos, móveis, etc; encaminhamentos a hospitais e outras instituições.
  • Participação dos familiares, que o desejarem, no Projeto “Volta às aulas”, do Programa Família / Comunidade: Alfabetização de adultos; EJA – Educação de Jovens e Adultos.
  • Participação dos familiares que o desejarem nas ações de Evangelização para todas as idades, nas manhãs de sábado.
Escola de Pais – O que é

Realizada uma vez ao mês, aos sábados, no Teatro Meninos de Luz, é um espaço de convivência, ajuda e ensino onde direção, psicólogos e profissionais de Educação e Saúde convidados conversam com a platéia sobre temas de educação dos filhos e cuja discussão é realizada através de diversas dinâmicas de grupo e com exposição de vídeos e filmes. O comparecimento é expressivo; os pais se manifestam com grande entusiasmo e as conclusões são realizadas em interação com eles, gerando aceitação e aprendizagem. A Escola de Pais do Solar é um sucesso e tem diminuído tensões entre filhos/pais e permitido melhor relacionamento família-escola. Alguns temas já debatidos: “Adultos exemplificam, crianças reproduzem”, “Crianças Invisíveis”, “Pais Invisíveis”, “Visão de Futuro”, “Prossigo para o Alvo!”, “Formação do Caráter”, entre outros.

A cada encontro os pais recebem individualmente um pequeno formulário onde assinam sua presença, avaliam a palestra e sugerem temas para discussão.

Avaliação dos Pais

O Solar acredita em compartilhamento de responsabilidades na educação de seus alunos com as famílias e refuta o assistencialismo.

Esta é uma ferramenta criada em 2003 em reuniões com as famílias que trabalharam com a direção cooperativamente para organizar o “Manual de Conduta dos Alunos do Solar”.  Os pais decidiram que as famílias também deveriam ser avaliadas, para a divisão de responsabilidade.  A participação dos responsáveis no dia a dia de seus filhos melhorou consideravelmente desde que adotamos esse sistema.

A pontuação é bimestral, realizada pela Coordenadora Executiva Pedagógica que se reúne com diretores e professores de todos os segmentos do Colégio, quando todos os alunos são analisados e casos difíceis estudados. Se necessário, os pais são chamados a entrevistas com a Coordenadora Executiva Pedagógica, psicopedagoga, e/ou a Presidente do Solar, especializada em Orientação Educacional e Aconselhamento psicológico. Casos serão acompanhados durante todo o ano, num trabalho de aconselhamento e orientação. Alunos poderão ser dirigidos para sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapias com florais de Bach, etc.  Se necessário, também, os pais serão chamados para tratamento.

A pontuação total máxima é de 100 pontos e a mínima é de 75 no final do ano para que a criança obtenha o direito de ter sua matrícula renovada no ano seguinte, o que é reconhecido como de responsabilidade dos pais.  Caso ocorra o desligamento o aluno terá segunda oportunidade de voltar, após 1 ano ou em qualquer época, havendo vaga e apresentando boas notas na escola frequentada.  A experiência mostra que a maioria dos alunos pede para voltar, ao compararem a nova escola com a do Solar.

Casos extremos de abandono psicológico dos filhos provocam hábitos de extrema desarmonia que desarticulam até a possibilidade de professores conseguirem dar aulas e prejudicam toda a classe. Tudo se faz para a melhoria da avaliação dos pais.

Itens de avaliação (bimestral)

 

  • Condições de nutrição e saúde; regularidade da carteira de saúde; apresentação pessoal (uniforme e higiene dos filhos);
  • Assinatura diária na Agenda Escolar, do Berçário I ao Ensino Médio: meio de interação e troca de recados entre os pais, professores e direção;
  • Frequência e pontualidade dos filhos;
  • Entrega do material exigido pelos professores;
  • Frequência e participação dos pais ou responsáveis nas Reuniões na Escola de Pais, Reuniões bimestrais de pais e Mestres; eventos pedagógicos.
  • Frequência dos filhos nas solenidades, apresentações e passeios marcados pelo Colégio.

................

................

................