Ajude

Menu Doe

142: o número do começo

07/05/2020

Depois da tragédia da queda da caixa d’água, seguimos trabalhando com as famílias do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Com o aumento dos problemas de drogas, corrupção e violência na região, as famílias suplicavam para que criássemos uma creche para que pudessem ir trabalhar em paz, sabendo que tinham deixado seus filhos em segurança.

Foi aí que definimos nossa linha de ação: a prevenção. Iiniciar um paciente trabalho, cuidando da criança desde o seu nascimento oferecendo a melhor educação para que, ao crescerem, fossem grandes transformadores da vida na favela.

As ações deveriam propiciar as mesmas oportunidades sociais que tinham as crianças do asfalto e um excelente nível de ensino, para que tivessem instrumentos de competição normal para empregos e universidade no futuro.

Então de 1989 até 1991, começa um trabalho intenso de procura de um imóvel. Foi quando surgiu a oportunidade da casa de número 142 da Rua Saint Roman, onde havia funcionado a redação do jornal “O Pasquim”, mas que naquele momento se encontrava invadida por pessoas paupérrimas e em péssimas condições de habitabilidade.

Por generosidade, o humorista e chargista Jaguar disponibilizou a casa para a fundação da nossa Creche, desde que conseguíssemos retirar os invasores. Foram anos resolvendo a vida de todos, doando casa, levando doentes aos hospitais, pagando passagens para os que desejavam voltar para o nordeste. Depois começam as obras e a busca por convênios, estudos, estágios da equipe de coordenadores voluntários, seleção e treinamento dos berçaristas.

Em 18 de agosto de 1991, a Creche Meninos de Luz foi inaugurada com apoio do antigo CBIA – Centro Brasileiro para a Infância e a Adolescência e com 100% dos funcionários moradores da comunidade.   

Mais tarde, a ASSESPA – Associação Educacional São Paulo Apóstolo, proprietária do imóvel, através de Ronald Levingson, nos deu a casa em comodato.

A equipe diretora da Creche, voluntária, era constituída de Yolanda Maltaroli na supervisão administrativo-pedagógica, Isabella Maltaroli na direção pedagógica, Elza Salek na coordenação pedagógica e Guilherme Maltaroli na direção administrativa.

E lá, hoje, funcionam nossos Berçários, Maternais, nossa Cozinha e nosso Laboratório de Ciências.

Voltar às notícias

Galeria