Ajude

Menu Doe

Galeria de Arte Solar

Galeria de Arte Solar

A Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário de mostras anual, situada em uma comunidade no Rio de Janeiro. A sala, inaugurada em 2007 já realizou mais de 40 exposições. Só nos dois últimos anos, recebeu mais de 9 mil visitantes.

As mostras duram dois meses em média e são intercaladas entre as dos artistas convidados pelo curador e as dos alunos do Solar Meninos de Luz. Todo artista que expõe na Galeria é convidado a ministrar uma oficina aos alunos, com o mesmo tema e técnica da sua própria mostra.  Os artistas doam 50% do valor alcançado pela suas obras para a manutenção dos Solar Meninos de Luz.

A Galeria de Arte Solar esta aberta à visitação de 2ª a 6ª feira, das 16h às 19h e sábados das 10h às 14h. Todos são muito bem-vindos.

Objetivos

A Galeria de Arte Solar busca a diversidade e formação de público e sensibilização para as artes visuais, trazendo para o seio das comunidades do Pavão Pavãozinho e Cantagalo, artistas reconhecidos, em formação e a produção das favelas do Rio de Janeiro, integrando a estética das tradicionais galerias de arte com a cultura da comunidade, envolvendo todas as idades, raças e povos.

Metas

A Galeria de Arte Solar busca atingir os 16 mil moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, os moradores do entorno, da Zona Sul do Rio de Janeiro, e visitantes de todo o pais e estrangeiros, em 4 exposições anuais de artistas com trajetória importante nos caminhos da arte, e outras 4 exposições dos alunos do Solar Meninos de Luz, produzidas em oficinas ministradas pelos artistas profissionais expositores.

Alguns artistas que já se apresentaram na Galeria

Lia do Rio, Carlos Acme, Raimundo Rodriguez, Ana Bela, Antonio Bokel, Virgínia Paiva, Osvaldo Carvalho, Sidney Amaral, Fernanda Eva, Alexandre Monteiro, Alvaro Figueiredo, Ana Ana, Andrea Brown, Denier, Felipe Barbosa, Heberth Sobral, Joelson Bugila, Lin Lima, Petrillo, Rodrigo Oliveira, Marcelo Dau, Fabiano Devide, Smael, Daniele Carcav, Jonas Aisengart, Marcelo Gandhi, Bruno Miguel, Andréa Facchini, Adriana Tabalipa, Helcio Barros, Fátima Junqueira, Cris Cabus, Fábio Carvalho, Denize Torbes, Sylvia Goyanna, Jesse Emídio, Rosita Rocha, Guilherme Toledo, Cris Cabus, entre muitos outros.

Breve histórico

A Galeria de Arte Solar, foi inaugurada em julho de 2007 com a mostra “Olhar”, com a curadoria do artista visual Marco Antonio Portela, que foi responsável pelas exposições até 2010. Após um pequeno intervalo, o artista plástico Osvaldo de Carvalho, assume a curadoria do espaço em 2011, e desenvolve as oficinas com os alunos da Instituição, tornando uma marca e sucesso a cada nova exposição.

Exposição Através do Espelho.
Exposição Entre Formas e Sentidos.
Exposição Oficina de Inventices.

Novidades