Ajude

Menu Doe

“Fluir”, a nova exposição da Galeria de Arte Solar

17/04/2023

Aqueles que fluem como a vida sabem que não precisam de outra força.

(Lao Tsé)

O mecanismo da vida sempre fascinou o Homem, em todos os tempos. A Ciência ainda não conseguiu desvendar a dinâmica do Cosmos. O Universo flui e se expande em constante renascer.

Quando faltam as palavras para explicar, os sentimentos e a intuição revelam e a Arte é uma de suas formas de expressão.

Para tal, a Galeria de Arte Solar convidou Matheus Almeida, autodidata, que desenvolveu o seu talento artístico a partir de suas pesquisas e estudos sobre a medicina e filosofia chinesas, seus signos e metáforas sobre a Vida.

A Natureza, tão estudada e observada pelos sábios chineses, executa um propósito superior,
contribuindo para o perfeito equilíbrio e harmonia do Universo. E com base nesse preceito, os pássaros “invadem” a Galeria em voo único, nos conduzindo à análise da vida em sua dinâmica, com seus pesos e levezas, com suas histórias descritas em cada bater de asas.

A intuição move Matheus Almeida que obedece ao seu comando, através de seus pincéis, e ela o conduz por caminhos nunca dantes traçados, em suportes tão diversos quanto o papel, o linho e a cerâmica. O resultado é surpreendente e faz-nos perceber algo que precisamos ver e sentir.

A Natureza é uma grande mestra, porque traduz em seu fluir, desde o macro ao microcosmo, toda a filosofia e mecânica da Criação.

Feliz será o Homem quando se permitir observar, assimilar e aplicar tais lições,
ao seu viver.


Matheus Almeida e Matilde Marie Pereira

Abertura: 19 de abril de 2023  Horário: 16h30min às 18h30min
Período expositivo: 20/04 a 24/06/2023
Artista: Matheus Almeida
Realização: Solar Meninos de Luz e Galeria de Arte Solar.
Arte gráfica: Ana Luiza Mello
Curadoria: Matheus Almeida e Matilde Marie Pereira

Voltar às notícias