Ajude

Menu Doe

1º Workshop de Educação Musical da Escola Solar

26/09/2022

Nos dias 24 e 25 o Solar Meninos de Luz realizou o seu 1º Workshop de Educação Musical da Escola Solar Música no Centro da Música Carioca Artur Távola.

Com a proposta de despertar o interesse pela música, crianças e jovens entre 10 e 18 anos, tiveram a oportunidade de entrar em contato com a prática musical através do contato com diferentes instrumentos musicais e também através de atividades de canto e musicalização.

Foram 4 oficinas com 1h30 de duração, ministradas pelos professores da Escola Solar de Música onde os participantes foram divididos em grupos que fizeram um passeio musical pelas oficinas de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (trompa, trompete, flauta, clarinete e saxofone) e percussão.

Uma experiência com muitas trocas onde alunos monitores viraram professores e seus professores viraram alunos.

Ao final, alunos e professores realizaram um cortejo, saindo da sala de música até o casarão, onde o evento encerrou num pequeno concerto lúdico. No repertório, 3 músicas trabalhadas:

Asa Branca com um arranjo colaborativo, onde o público decidiu quais instrumentos e voz participariam da composição

Além do Arco Írisum trabalho orquestral com foco na melodia e no acompanhamento

Baile de Favelao público numa participação mais percussiva, acompanhando com palmas ou até mesmo dançando.

A Escola Solar Meninos de Luz oferece aulas de iniciação musical, flauta doce, canto-coral, percussão e violão, além de contemplar uma Orquestra, formados por crianças, jovens e adultos das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Tudo isso, com o patrocínio da Águas do Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Voltar às notícias

Galeria