Ajude

Menu Doe

Solar Meninos de Luz participa de capacitação no Aprendiz Musical

25/03/2025

No compromisso constante de oferecer o melhor para seus alunos, o Solar Meninos de Luz marcou presença em mais uma importante iniciativa de formação e troca de experiências. Nos dias 14 fevereiro e 22 de março, educadores da nossa Escola de Música participaram de capacitações promovidas pelo Programa Aprendiz Musical, na Casa Aprendiz, no bairro do Fonseca (Niterói), com atividades que inspiraram, provocaram reflexões e reforçaram a importância das redes colaborativas na educação musical.

A professora Alessandra Almeida, coordenadora das atividades complementares do Solar, foi uma das participantes convidadas, e expressou o impacto da experiência:

Fiquei extremamente sensibilizada e feliz pela oportunidade de receber tanta riqueza de trocas e reflexões profundas sobre o aprender/ensinar. Um sábado inteiro de dinâmicas que nos incentivavam a todo momento à análises do nosso cotidiano como educador e gestor, para nunca esquecermos qual nosso propósito final – nossos alunos!

A formação foi conduzida por profissionais de destaque, como a diretora do Festival de Londrina, Magali Kleber, e a psicóloga Lígia Pimenta. A dupla promoveu dinâmicas de grupo que estimularam a construção coletiva do conhecimento, a partir de experiências vividas pelos próprios participantes. Foram criados um varal de ideias, uma linha do tempo e um mapa de empatia que ajudaram a identificar desafios, sonhos e propostas de melhoria nas práticas pedagógicas musicais. O encerramento emocionou com uma ciranda colaborativa que simbolizou a união dos propósitos educacionais.

No encontro do dia 14, o destaque ficou por conta da palestra “Encontros Musicais: Caminhos e Pontes para um Propósito”, ministrada por Marcelo Jardim, professor da UFRJ. Ele compartilhou sua trajetória no universo da música coletiva e abordou a importância de ações pedagógicas inovadoras, que desenvolvam não apenas habilidades musicais, mas também aspectos criativos e emocionais dos alunos.

Promover a capacitação enriquece o Programa e estimula muito os professores, para que eles próprios desenvolvam ações e propostas pedagógicas que, com certeza, vão acrescentar muito a todo o Aprendiz”, afirmou Marcelo Jardim.

O coordenador da Escola de Música do Solar Meninos de Luz, Rodrigo Belchior, também celebrou a participação no encontro:

Gosto muito de promover essas capacitações porque a gente precisa interagir, conectar um projeto ao outro. Acho muito legal ver um professor do Solar estar ali, compartilhando saberes com outros projetos. Precisamos formar redes e mostrar que todos têm suas dificuldades, mas também suas práticas e conquistas. A Alessandra brilhou! Foi incrível ver a contribuição dela nesse espaço tão potente.

A experiência no Aprendiz Musical reafirma o que o Solar Meninos de Luz acredita: educação se faz em rede, com diálogo, escuta, afeto e constante aprendizado. Seguimos comprometidos em fortalecer a formação dos nossos educadores para transformar, com ainda mais qualidade, a vida de nossas crianças e jovens por meio da arte, da cultura e da música.

Voltar às notícias