Ajude

Menu Doe

Projeto Intercâmbio Cultural

O Solar Meninos de Luz atrai naturalmente grupos e instituições estrangeiras que buscam exercer solidariedade em projetos pontuais nas dependências do Solar, como apresentações musicais, jogos esportivos com nossos alunos, pequenas obras como pintura de nossas casas, melhorias nas quadras esportivas, etc; doações de presentes no Dia de Natal, Dia das Crianças, entre outras nobres realizações.

Têm possibilitado às nossas crianças e jovens o rompimento de cordões de isolamento e cercas sociais que impedem a livre conexão entre asfalto, Comunidade e povos de outras terras.

Mas faltava ao aluno do Solar romper a última barreira da exclusão: ele próprio viajar para interagir com esses povos irmãos, morando em seus lares, conhecendo seus hábitos e culturas, seja na Califórnia, África do Sul, Malta, Polônia,… onde for! Cursar, por exemplo, o 3º ano do Ensino Médio na Springfield High School em Ohio, EUA, ou participar de Projetos de integração com adolescentes de várias partes do mundo, reunidos na Polônia, juntos cantando e dançando músicas de seus países.

Não falta mais. Desde 2011, nossos alunos têm a oportunidade de fazer intercâmbio internacional e, sobretudo, fazem amigos, com quem passam a se corresponder por redes sociais.

Objetivos

Instituições parceiras promotoras do intercâmbio e suas ações no Solar

O SML agradece às valorosas instituições abaixo pelos projetos realizados.

De 2007 a 2008: ROBERT CRITES.
De 2003 a 2007: Bridge Linguatec  – Curso de idiomas.
De 2011 a 2014: Edu Pro Raizes – Curso de idiomas e intercâmbio.
De 2014 a 2016: Mais Caminhos (Brave Kids e Brayce Program) – Curso de idiomas, intercâmbio, atividades complementares com aulas de Informática, reforço escolar e inglês pra crianças do Projeto Manjedoura, Programa Família / Comunidade.
De 2016 até hoje: EduMais – Curso de idiomas, intercâmbio, atividades complementares com aulas de Empreendedorismo, Game Design, Preparação para o Mercado de Trabalho e Colônia de Férias.

Forma de seleção dos alunos

São escolhidos anualmente, de 1 a 6 alunos, entre os que tenham apresentado melhor rendimento escolar, os que mais se destacam nas oficinas de conversação inglesa e que sejam disciplinados. Os que vão para a Polônia precisam ter gosto pelas artes, teatro, música, pois ensaiam números para serem apresentados para todos os intercambistas de várias partes do mundo, como uma troca de culturas.

O Programa recruta jovens estudantes de comunidades com forte conhecimento em inglês, personalidade contagiante, bom senso de humor, entusiasmo, senso de aventura, experiência em trabalhar com crianças e envolvimento em projetos sociais.

Número de alunos encaminhados

Total: 66 (de 2007 a 2023).
Em 2024 estão selecionados 2 alunos que viajaram em junho.