Ajude

Menu Doe

A arte no olhar

17/08/2019

Quem sabe o que é LITEMARES? Isso mesmo, é o nome da nova exposição na Galeria de Artes Solar, que vai de 22 de agosto a 19 de setembro.

Essa nova mostra coletiva conta com trabalhos realizados em sala de aula pelas nossas turmas do 1° e 2° anos do Ensino Médio, partindo dos conteúdos de LI teratura, Ma TE mática, Geo M etria, AR tes e ES panhol.

A iniciativa para esse trabalho veio do professor de matemática Luiz Claudio Guimarães, que se inspirou na técnica de string art, arte com cordas, para explicar melhor aos alunos o conceito de pontos e retas:

“Estávamos estudando geometria analítica e veio a ideia de desenvolver a técnica string art para mostrar a eles que as curvas podem ser obtidas através da sobreposição de retas. Aplicando a matemática à técnica artística, as linhas esticadas dão o sentido de segmento de reta e os pregos, onde as linhas se apoiam, dão a ideia de ponto. Ao olharmos bem de perto cada arte construída, não visualizamos as curvas, porém à distância, as retas sobrepostas nos dão essa sensação”, explica o professor.

Para criarem suas artes de pontos e retas, nada de telas novas: os alunos utilizaram materiais reciclados que buscaram na escola e na vizinhança, como portas de armário e outras placas de madeira. Com o fundo de uma gaveta, Gabriel Benvindo de Oliveira, do 2º ano, e o companheiro de turma Ítalo Bernardo buscaram na energia das cores a representatividade das atitudes positivas e negativas:

Pesquisamos conceitos simples e utilizamos cores vibrantes e sentido positivo para representar o olhar que devemos ter para a vida. É sempre bom para o autor ter seu próprio sentido, não plagiar. Assim, desenvolvemos um olho aplicado na diagonal, com tom vermelho para representar um olhar maligno para as coisas e a parte externa desse olho em azul, mostrando que há suavidade no que nos rodeia. Nossa intenção foi expressar que podemos ser ruins em alguns momentos, mas estamos rodeados de coisas boas. Somos um equilíbrio de bem e mal e a gente só vai enxergar o bem em nós e no próximo se a gente quiser. Depende do olhar de cada um”, contou Gabriel.

O projeto, que também envolveu as disciplinas de espanhol e literatura, levou um bimestre para ser desenvolvido, abrangendo a parte teórica e a prática. Após finalizarem suas obras, os alunos construíram a instalação 3D que está no centro da galeria, aplicando a mesma técnica string art.

O professor Luiz Claudio conta que os alunos se assustaram com a proposta, mas com o desenvolvimento do projeto foram ficando motivados e alcançaram um resultado melhor, apresentando construções complexas. “Quisemos fazer com que os alunos percebessem que as formas e proporções estão ao nosso entorno mas passam despercebidas – o chão é um plano, a parede lembra uma reta, assim como os encontros das paredes.”

Luany Goulart Domingos, também do 2º ano do ensino médio, conta que não foi fácil o processo. “Eu e a Paola (Benvindo) não tínhamos uma forma certa de fazer, batíamos o martelo no dedo, usamos balde, pratos e tudo mais para que saísse perfeito. Com essa experiência compreendemos que arte, matemática, literatura não são somente quadros, números ou algo chato…estão em nosso dia a dia, na nossa comunicação. Acho que quanto mais consumirmos o conhecimento que nossos professores nos dão, mais perto estamos de uma evolução.”

Exposição LITEMARES

 

Voltar às notícias

Galeria