Ajude

Menu Doe

A Importância de Brincar: Como as Telas Estão Roubando Esse Momento

06/09/2023

A brincadeira é uma interação espontânea e prazerosa que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Ela permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades cognitivas, emocionais e sociais, além de estimular a criatividade e a imaginação.

No entanto, no mundo moderno, as crianças estão cada vez mais envolvidas pelo uso excessivo de telas eletrônicas, como celulares e videogames. Essas tecnologias podem roubar preciosos momentos de brincadeiras, afetando negativamente o desenvolvimento infantil.

A Escola de Pais do mês de agosto ressaltou a importância de brincar e mostrou aos pais presentes o quão gostoso é uma boa brincadeira. As psicopedagoga Mauriceia da Costa e a educadora parental May Essinger compartilharam seus conhecimentos e realizaram uma dinâmica divertida com os pais para demonstrar os benefícios da brincadeira.

Devemos olhar para as brincadeiras como um momento valioso para o desenvolvimento infantil. Elas incentivam a exploração, a criatividade, a socialização e o fortalecimento dos laços afetivos. Brincar ao ar livre, praticar jogos, usar a imaginação e interagir com outras crianças são atividades que não podem ser substituídas por telas eletrônicas.

Brincar em grupo favorece princípios como compartilhar, cooperar, liderar, competir e obedecer às regras. Além disso, a brincadeira permite que as crianças se expressem, manifestem seus sentimentos e desprazeres.

Por outro lado, o uso excessivo de telas eletrônicas pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento infantil. Estudos realizados pelo Instituto FIOCRUZ destacam que o tempo excessivo em frente às telas pode causar sedentarismo, obesidade, prejuízos na visão, dificuldades de sono e até mesmo problemas de comportamento e saúde mental. Além disso, a exposição prolongada às telas pode impactar negativamente a interação social da criança, prejudicando seu desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Existe uma preocupação por parte de psicólogos e profissionais de saúde que alertam para a importância de estabelecer limites adequados para o uso de telas, levando em conta a idade da criança. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças com menos de 2 anos não tenham contato com telas e que crianças de 2 a 5 anos sejam limitadas a no máximo uma hora diária de exposição. Além disso, é fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos e engajados nas atividades de brincadeiras, proporcionando momentos de interação e diversão junto às crianças.

Através do brincar, as crianças aprendem, se desenvolvem e adquirem habilidades importantes para o futuro. É papel dos pais, educadores e da sociedade em geral promover ambientes propícios para o brincar, limitar o uso de telas e incentivar atividades que promovam o desenvolvimento saudável das crianças.

Referências:

FMCSV – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Instituto FIOCRUZ

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm

https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/importancia-do-brincar.pdf

Voltar às notícias

Galeria