Ajude

Menu Doe

Atividade com experimentos físicos e químicos

24/11/2017

No dia 24 de novembro, o Viva Rio, o Castor Clube e o Favela Hub vieram ao Solar para realizar uma atividade com experimentos entre os alunos do 9º ano, possibilitando a interação direta com leis da física, matemática e reações químicas.

Uma das atividades consistiu em experimento químico para explicar como funciona a dilatação e retração de moléculas, permitindo que os alunos fizessem suas próprias gelecas amoebas (um brinquedo em forma de massa gelatinosa).

Outra atividade foi a interação com um jogo utilizando Arduino e Makey-makey para aprender a escrever e ler em Braille através do mundo da programação. Os alunos resolveram desafios de conhecimentos gerais e transformaram suas respostas em códigos, sendo que a linguagem utilizada foi o Braille e ela foi escrita por meio de um tapete que reconhece padrões específicos correspondentes a esta linguagem.

Também foi apresentada a a física por trás de aeronaves com foco em drones, assim como suas várias aplicações em diversas áreas. Incentivando uma maior procura de conhecimento sobre robótica, nossos parceiros mostraram o projeto de construção de um drone e fizeram uma pequena demonstração de voo.

Voltar às notícias

Galeria