Ajude

Menu Doe

Campanha Setembro Amarelo na nossa Escola de Pais

18/09/2019

Todo mês de setembro, uma importante campanha é realizada para alertar às famílias sobre um tema assustador, o suicídio. Iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o mês foi escolhido porque, desde 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Conhecida como Setembro Amarelo, trouxemos essa campanha de conscientização para a nossa “Escola de Pais”, que contou com a palestra do psicólogo Marcos José Costa. As famílias e profissionais de educação tiraram dúvidas e foram orientados sobre a importância de serem presentes nas vidas das crianças e jovens, ajudando-os a lidarem com suas dores e frustrações.

Segundo dados do CVV, a cada 45 minutos 1 brasileiro tira a própria vida. Em média, 90% dos casos de suicídios poderiam ser evitados, considera a Organização Mundial de Saúde (OMS). “O suicídio já é considerado uma epidemia mundial, afetando toda a sociedade e colocando como principal meta diminuir os casos em 10% até 2020”, informou Marcos José durante a palestra.

Se você conhece alguém que não está bem emocionalmente, tente fazer com que a pessoa converse com você sobre o que sente. Se perceber a intenção e não souber como agir, ligue 188, número do CVV.  Há profissionais disponíveis 24h.

Voltar às notícias

Galeria