Ajude

Menu Doe

COLÉGIO INTEGRAL SOLAR: vitória do trabalho perseverante e da fé

12/02/2014

No dia 11 de fevereiro de 2014 foi fundado o COLÉGIO INTEGRAL SOLAR, com gestão agora do próprio SML e a reestruturação do Programa Prevenir. A celebração aconteceu no Teatro Solar com a presença de alunos, pais, todo o corpo docente e funcionários. Em grande alegria os presentes conheceram os novos diretores, professores e coordenadores dos segmentos do Ensino Fundamenta II e Médio, e a proposta pedagógica.

O novo COLÉGIO INTEGRAL SOLAR vai agora da Educação Infantil, que se inicia com o Berçário, aos 3 meses de idade, até o Ensino Médio, incluindo o antigo CEC- Centro de Educação Complementar, com cerca de 30 oficinas e atividades de esportes, dança, música, teatro, artes plásticas e artesanato, informática, inglês, xadrez, fotografia, Administração e muitas outras.

O aluno permanece no COLÉGIO INTEGRAL SOLAR por 10 horas diárias com educação holística, humanista, multidisciplinar, que contempla todas as áreas de expressão humanas: cognitivas, emocionais, ético-morais, de cidadania e de saúde física. É o lema do Solar: "EDUCAR PARA LIBERTAR!".

Há 2 anos o Solar buscava na Secretaria de Educação o licenciamento para o Ensino Fundamental II e Médio, que justamente foi liberado neste mês de fevereiro! O da Educação Infantil e Fundamental I já existia desde sua fundação.

"É a realização de um sonho, Vamos promover uma educação globalizada, através de proposta pedagógica com fundamentos ético-políticos e de meio ambiente, estimulando o diálogo entre as disciplinas", comentou a Prof.ª. Isabella Maltaroli, Diretora da instituição e do COLÉGIO INTEGRAL SOLAR.

A Prof.ª Iolanda Maltaroli, presidente da obra social e agora Supervisora e Orientadora Educacional do COLÉGIO INTEGRAL SOLAR mostrou imagens de alunos de todas as idades do Solar, incluindo grande grupo de ex alunos, hoje universitários e em bons empregos, o que despertou muita alegria e provocou palmas da plateia. Falou sobre o planejamento estratégico :missão, visão, objetivos, valores, princípios filosóficos; o Planejamento integrativo, participativo, democrático, que culminará progressivamente no Planejamento Eco-Político-Pedagógico , ainda explicando a composição dos segmentos do COLÉGIO.

Guilherme Maltaroli, diretor administrativo -financeiro e de comunicação, declarou: "Somos muito gratos ao Colégio Cidade e à UniverCidade pelo apoio e dedicação ao Solar durante 12 anos, disponibilizando ótimos profissionais e educação de qualidade aos nossos alunos, rompida apenas pelas dificuldades do Grupo Galileu, que determinaram o descredenciamento da UniverCidade, atingindo o Colégio Cidade. Não menos gratos pela doação do imóvel onde funciona o Ensino Infantil. Desejamos todo o bem para seus dirigentes."

Os diretores contaram a epopeia de como o COLÉGIO INTEGRAL SOLAR foi montado e fundado em menos de um mês, a partir do término do contrato com o Colégio Cidade, que mantinha o pagamento dos professores do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Da busca de novos patrocinadores, seleção do quadro de docentes, dentro de afinidade rigorosa com a proposta educacional, a convocação dos profissionais voluntários em ações de Meio Ambiente e Saúde preventiva promovidas no Solar a fim de estabelecer as Premissas Pedagógicas de forma participativa – foi um desafio e tanto!

Os alunos em uníssono gritaram: "Obrigada, Colégio Cidade"! e as palmas dos presentes foram as mais longas de todas as manifestações ocorridas até hoje, no Teatro Solar.

Em clima de emoção foi cantado o Hino Nacional e assinada a Ata. A Prof.ª Iolanda encerrou a solenidade com palavras de incentivo à continuidade de estudo permanente dos alunos para o aproveitamento responsável de todas as oportunidades de transformação de suas vidas e da necessidade de prestar sua contribuição para a Paz e bem-estar de suas famílias e da Comunidade. Convidou seus familiares a se inscreverem no EJA , Estudo Noturno do Solar. Afirmou: "Somente com o auxílio divino poderíamos em tão breve tempo conseguir colaboradores financeiros, excelentes profissionais de ensino, a conclusão do Ato Autorizativo para funcionamento do 6º ano ao Ensino Médio, tudo em 3 semanas e meia. Os milagres são obras da fé e da superação humana, através do trabalho incansável!"

Todos os presentes se uniram num grande abraço e juntos bradaram: "VIVA O COLÉGIO INTEGRAL SOLAR!" e "EU SOU SOLAR!, batendo palmas em seguida, num eufórico e compreensível alívio pela resolução do grave problema.

Trabalho, garra, coragem e fé em Deus por seus trabalhadores foram os ingredientes insuperáveis. O apoio financeiro de novos patrocinadores, alguns provisórios, foi prova de confiança. O número de parceiros precisa aumentar – e aumentará!

A direção, as famílias e os alunos, nessa noite, dormiram em paz.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.

Voltar às notícias