Ajude

Menu Doe

Dia da Infância – 24 de agosto

24/08/2023

A infância é aquela fase gostosa de lembrar. A maior obrigação era deixar o quarto arrumado e fazer os deveres da escola, no mais, era tudo brincadeira, sorrisos e diversão.

É um período de descobertas e de grandes aprendizados. É nela que a personalidade da criança é desenvolvida inicialmente, assim como o seu cérebro e o seu corpo físico.

Por isso é muito importante deixar que ela se expresse de forma ampla, seja através de palavras, arte, como seus desenhos e pinturas, música ou por ações. E isso só é possível quando a criança tem uma infância de verdade: com acesso à educação, alimentação adequada, segurança, etc.

Se você teve a oportunidade de viver tudo isso, você é uma pessoa de sorte, porque para 10,6 milhões de crianças e jovens entre 0 e 14 anos*, essa não é uma realidade. Isso significa que 24,1% de crianças e jovens do Brasil vivem em situação de extrema pobreza e reforça a necessidade de estratégias para reverter esse quadro.

Instituições como o Solar Meninos de Luz fazem sua parte para reduzir os impactos desses números, levando não só uma educação de qualidade, mas também alimentação e a proteção para que elas possam crescer, se desenvolver e ter a oportunidade de mudarem essa estatística.

Mas dentro da realidade de apenas 3 comunidade no Rio de Janeiro (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo) que somam 35 mil habitantes, onde presume-se que 8.000 sejam de crianças e adolescentes, o Solar Meninos de Luz só consegue atender cerca de 5,3% desse número.

Com planos para duplicar o atendimento, ainda assim não seria o suficiente para resolver o problema local, o que deve se multiplicar em milhões de outros projetos espalhados pelo país.

Que o dia de hoje seja para refletirmos que nem todos os meninos e meninas do nosso Brasil tem a oportunidade de ter a memória de uma infância feliz e que essa reflexão nos sensibilize e nos mobilize a fim de romper esse ciclo de pobreza e abandono, e levar um futuro melhor para essas crianças.

*Fundação Abrinq traça panorama da Infância e Adolescência no Brasil | FUNDAÇÃO ABRINQ (fadc.org.br)

Voltar às notícias