Ajude

Menu Doe

Educar para conectar

10/09/2020

Junto da pandemia, veio também a necessidade de todas instituições de ensino adaptarem seus modelos de educação. Essa surpresa acabou pegando muitas equipes pedagógicas desprevenidas, uma vez que o ensino on-line não era algo comum em suas rotinas. Com isso, nosso Solar também teve que se readaptar para conseguirmos manter o ano letivo, e a cada dia mais temos aprendido e reaprendido com esse “novo normal”.

Desde 2018, nossa escola já vinha implementando sistemas virtuais para digitalizar nosso ensino e torná-lo mais moderno. No mesmo ano que começamos a testar duas plataformas, também fomos escolhidos para receber o suporte do Google for Education, que até hoje nos acompanha. Junto das facilidades desse sistema, também ganhamos algumas questões sobre a inclusão dados pessoais de alunos, professores e coordenadores para resolver no fim do ano.

Foi em 2019 que conseguimos finalizar a migração de contas e novos cadastramentos, o que tomou um pouco do nosso tempo, principalmente nas turmas dos alunos mais novos. Mas atualmente, todos alunos desde a educação complementar até o ensino médio já estão inseridos em nosso sistema.

Mesmo com as plataformas estruturadas e prontas para serem utilizadas, todo estresse da pandemia acabou afetando nossos meninos de Luz. Não só pelos exercícios, mas toda situação do cotidiano em casa junto de toda família, ou até a falta de aparelhos e internet para acessar as aulas, o que acabou afastando alguns de nossos alunos.

Com isso, precisamos ir atrás de todas as nossas famílias para saber quais delas tinham acesso ou não à internet, computadores e celulares. Para tornar esse tempo de readaptação mais dinâmico, os professores gravaram as aulas para que os alunos pudessem ver quando fosse melhor e construíram o material didático junto deles.

Por mais que não estejam mais ficando 10h conosco recebendo todos os cuidados sob nossos olhos, o desejo em levar a melhor educação integral continua o mesmo em nossos professores. Todos os resultados alcançados durante o período serviram para mostrar a criatividade e dedicação de nossos alunos, e que juntos podemos superar qualquer momento.

Além de superarmos toda essa situação, ainda servimos de referência para outras escolas e fomos chamados a participar do Hackathon, à convite da Recode, que há tempos nos ajuda a digitalizar nosso ensino. Uma educação libertadora também pode ser digital, mas estamos cheios de saudades de encontrar os amigos dentro do nosso Solar!

Voltar às notícias

Galeria