Ajude

Menu Doe

Encontro Família – Solar com o tema Cultura Indígena

04/10/2017

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, aconteceu o Encontro Família – Solar sobre a cultura indígena, que vem sendo trabalhada com os alunos durante o ano letivo de 2016.

Participaram os alunos das turmas Maternal II, Pré-Escolar I e Pré-Escolar II e seus pais. O objetivo foi mostrar para os responsáveis um pouco do que as crianças vem aprendendo em sala de aula de maneira lúdica.

As turmas foram divididas em 3 grupos e cada grupo trabalhou um tipo de atividade. O primeiro trabalhou as tintas feitas pelos índios e os pais pintaram seus filhos. O segundo trabalhou adornos indígenas e os pais e os alunos fizeram juntos colares e cocares. O terceiro fez chocalhos, habitualmente utilizados em festas e cerimônias religiosas e guerreiras.

Ao final, todos os responsáveis e alunos se reuniram para fazer a dança indígena. O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outros flagelos.

Voltar às notícias

Galeria