Ajude

Menu Doe

Galeria de Arte Solar abre sua quadragésima exposição

03/12/2015

A Galeria de Arte Solar terá de inaugurar hoje, 3 de dezembro, A Escalada, de Lia do Rio. A exposição conecta uma escalada feita pela artista no morro do Cantagalo durante sua juventude a sua visita recente ao mesmo local.

Para Lia, a trajetória de um artista é um caminho de descobertas. Sua concepção surgiu da vista soberba e única que se apresentou após caminhar morro acima. Na exposição, essa visão será simbolizada por uma imagem única, a folha geminada contendo a linha e a curva, união entre formas simultaneamente opostas e complementares, um globo de vidro sobre um pedestal contendo uma única folha gêmea. Essa folha, na visão de Lia, é a união das duas comunidades Pavão Pavãozinho e Cantagalo.

Uma espiral de pedras serpenteará pelo chão da galeria como o caminho que percorre o tempo decorrido entre a antiga e a nova escalada. 

Sobre a artista:

Nascida em São Paulo e moradora do Rio de Janeiro, Lia é formada pela Escola Nacional de Belas Artes e pós-graduada em Arte e Filosofia e Filosofia Antiga. 

A artista utiliza-se de uma linguagem limite entre a instalação, a intervenção e a apropriação, em uma indagação sobre a natureza do tempo, questão essa que percebeu estar contida em toda a sua trajetória. A diversidade de materiais e linguagens utilizados está relacionada a estes questionamentos. 

Voltar às notícias