Ajude

Menu Doe

Homenagem aos voluntários

04/06/2018

Dando continuidade às homenagens que o Solar fará aos seus queridos e imprescindíveis voluntários, no mês de junho, nossa amiga homenageada é a Sideise Eloi. Ela atua como psicóloga junto aos nossos alunos e professores.

A Sideise aceitou responder algumas perguntas:

Nome completo?

Meu nome é Sideise Berndes Eloi.

Como conheceu o Solar?

Conheci o Solar através dos meus vizinhos de prédio, que eu encontrava aos sábados com a camisa do Solar. Depois disso, fui em um dos bazares. Busquei informações com minha vizinha Nilce sobre o trabalho que era desenvolvido no Solar e minha vontade de fazer parte deste trabalho foi imediata. Ao comentar com uns amigos, descobri que uma das minha amigas tinha sido professora de yoga do Solar, então conversei com ela também. Depois entrei em contato, fiz a visita guiada e uma reunião com a coordenadora do núcleo de psicologia e finalmente comecei a trabalhar no Solar.

Há quanto tempo atua como voluntário no Solar?

Atuo como voluntária há 3 anos.

Em que áreas atua?

Sou psicóloga e trabalho com grupos. Ofereço um espaço de suporte psicológico para professores e alunos, que trabalha questões comportamentais, emocionais e sociais que interferem na educação, utilizando uma metodologia de aprendizagem colaborativa e somando a escuta e as dinâmicas para que o desenvolvimento aconteça de forma integral.

Eu acredito na educação e na empregabilidade como caminhos que possibilitam um país mais justo e igualitário. Ter um suporte psicológico, alinhado a troca de saberes, promove a percepção de que não se está sozinho, fomenta a cultura de paz e cooperação, transformando suas experiências em trampolim para seu desenvolvimento acadêmico e, consequentemente, uma melhor condição profissional e de vida.

Como você se sente trabalhando no Solar?

Eu sinto uma realização profissional, pois meu propósito de vida e existência é contribuir para um mundo mais justo e igualitário para todos.

O que acha do trabalho realizado pelo Solar?

O trabalho do Solar é importantíssimo, pois atua na lacuna deixada pelo governo, ou seja, oferece Educação Integral para os alunos, além de outros  núcleos, que juntos ajudam a comunidade como um todo. Além disso, oferece estrutura para que profissionais como eu possam desenvolver trabalhos que agregam ao conjunto de ações já desenvolvidas. É onde pouco atua o poder público e nós, sociedade civil organizada, estamos unindo nossas forças.

Acha que o Solar influencia a vida das pessoas? Caso sim, de que forma?

Sim, acho que o Solar não só influencia a vida de pessoas, mas de uma comunidade, seja oferecendo Educação Integral desde Berçário até o Ensino Médio, ou através do Centro Solar de Bem-Estar e até com suporte espiritual.

Qual é a característica do Solar que você mais aprecia? 

O ensino integral desde o Berçário até o Ensino Médio, pois agrega um valor enorme às famílias e às criança e jovens. Sabemos que a maioria dos pais tem uma carga horário de no mínimo 8 horas de trabalho e não tem disponibilidade financeira para as atividades extras. Para as crianças, possibilita o contato para o desenvolvimento integral, entendendo que são múltiplas as inteligências e tendo contato com várias atividades onde podem descobrir seus talentos, o que gostam e fazem bem.

Tem alguma história bacana entre você e os alunos para nos contar?

Fui contactada pela direção da escola para trabalhar com um grupo de 9 alunos que estava se comportando de forma inadequada na escola. No primeiro dia do grupo, foi muito difícil o trabalho, pois eles estavam muito agitados, agressivos e não havia escuta. Fique pensando em como trabalhar com eles. Os primeiros grupos foram difíceis, mas aos poucos, entendendo a forma de comunicação do grupo, introduzi algumas atividades. Primeiro trabalhamos os acordos para fluidez do grupo, fizemos relaxamento no início de cada encontro para facilitar a atenção e o foco. Depois, conforme os encontros iam acontecendo, trabalhamos para que pudéssemos identificar emoções, cooperação entre o grupo e cultura de paz e, com isso, passamos a trabalhar a confiança mútua. Os jovens passaram a identificar os comportamentos que estavam trazendo transtorno para escola, assumiram suas responsabilidades e se arrependeram. Foi um trabalho que durou aproximadamente um ano,  com encontros semanais de uma hora, e envolveu professores, direção, famílias e psicólogos. Aprendi muito e foi um prazer imenso poder realizar esse trabalho.

Sideise, o Solar Meninos de Luz agradece imensamente pelo seu tempo e amor dedicados aos nossos alunos e educadores!

Voltar às notícias