Ajude

Menu Doe

Homenagem aos voluntários

09/11/2017

Dando continuidade às homenagens que o Solar fará aos seus queridos e imprescindíveis voluntários, no mês de novembro, nosso amigo homenageado é o ex-aluno Jeferson Amaral. Ele atua como estagiário de Ciências e Biologia e também dá aulas de percussão.

O Jeferson aceitou responder algumas perguntas:

Nome completo?
Jeferson Ribeiro Amaral.

Como conheceu o Solar?
Conheci o Solar quando fui aluno do colégio, desde o Fundamental I ao Ensino Médio (2002 – 2011).

Há quanto tempo atua como voluntária no Solar?
Desde 2015 sou voluntário do Solar. Inicialmente com a oficina do Monobloco de percussão, da qual fiz parte, e mais tarde com a oficina de percussão criada pelo interesse dos próprios alunos.

Em que área(s) atua?
Faço estágio junto aos professores de Ciências e Biologia e, paralelamente, dou aula de percussão.

Como você se sente trabalhando no Solar?
Desde que comecei a realizar as atividades no Solar percebo o quão positiva é a ação das oficinas no dia a dia das crianças. Elas, ao observarem um ex-aluno ali ensinando, começam a pensar no voluntariado como algo possível e positivo no futuro delas. E isso já acontece. Dois dos alunos que participaram das aulas em 2015 (Filipe Ferreira e Leandro Rodrigues) estão presentes na oficina atual, ajudando os alunos.

O que acha do trabalho realizado pelo Solar?
O que o Solar faz sem dúvida é muito importante para o futuro das crianças que lá estudam. As atividades pelo colégio oferecidas ampliam o universo de conhecimento dos alunos e retira eles de um ócio que poderia leva-los a rumos tortuosos.

Acha que o Solar influencia a vida das pessoas? Caso sim, de que forma?
Sem dúvidas. Disse anteriormente que as atividades influenciam os alunos, mas, simultaneamente elas atingem as famílias da comunidade. As atividades que incluem os moradores, pais e familiares podem servir de estopim de uma transformação do contexto social comunitário.

Qual é a característica do Solar que você mais aprecia?
O caráter transformador me chama bastante atenção. Eu sou prova de que a educação de qualidade e o ensino de atividades extracurriculares potencializam o desenvolvimento intelectual e moral dos alunos. Acredito bastante na capacidade dos alunos e vejo que o Solar incentiva cada vez mais esse potencial a seguir crescendo.

Tem alguma história bacana entre você e os alunos para nos contar?
Estou desenvolvendo junto aos professores de Ciências e Biologia, da parte da manhã, alguns estágios que fazem parte da minha formação acadêmica e neles tenho que lecionar em alguns momentos. O grande barato nisso é que alguns alunos já me conhecem das oficinas de percussão e acabam me pedindo para ensinar levadas e toques e até mesmo perguntam quando poderão aparecer na oficina em vez de me perguntarem sobre ciências e biologia. Óbvio que eu sempre passo o foco para a matéria e depois explico o que me perguntaram sobre a percussão, mas é uma relação muito engraçada.

Jeferson, o Solar Meninos de Luz agradece imensamente pelo amor e pela educação que você proporciona às nossas crianças e jovens!

Voltar às notícias