Ajude

Menu Doe

Homenagem aos voluntários

04/12/2017

Dando continuidade às homenagens que o Solar fará aos seus queridos e imprescindíveis voluntários, no mês de dezembro, nossa amiga homenageada é a Evelyn Moncada. Ele atua na farmácia, administrando os medicamentos doados ao Solar.

A Evelyn aceitou responder algumas perguntas:

Nome completo?
Meu nome é Evelyn Bicelis Moncada. Sou venezuelana e atualmente moro em Beijing.

Como conheceu o Solar?
Em 2015, acompanhei minha amiga canadense Glenda para levar doações de livros ao Solar (subimos as famosas escadas com uma caixa muito pesada!) e, desde esse dia, soube que queria fazer parte do Solar! Voltei para fazer uma visita guiada com Carlos e logo depois virei voluntária!

Há quanto tempo atua como voluntária no Solar?
Atuei presencialmente de maio de 2015 até agosto de 2017 e hoje atuo à distância, porque me mudei do Rio. Estou com muitas saudades do Solar!

Em que área(s) atua?
Atuei na área de farmácia apoiando a Solange Ramos e administrando os medicamentos doados ao Solar. O Solar recebe regularmente doações de medicamentos e eu organizava eles, mantendo nosso inventário e encaminhando alguns medicamentos para ONGs.

Também tive a oportunidade de participar várias vezes da campanha Feijão & Arroz, arrecadando alimentos não-perecíveis com amigas estrangeiras e da academia. Fico feliz sabendo que a minha amiga Fran, da academia, continua apoiando o Solar em suas iniciativas.

Como você se sente trabalhando no Solar?
Me senti super bem! Desde o começo fui bem recebida e fiz amizade com pessoas muito boas!

O que acha do trabalho realizado pelo Solar?
Eu acho o trabalho do Solar admirável. A experiência e a educação que as crianças do Solar recebem é muito especial e verdadeiramente integral. O trabalho do Solar não se limita aos alunos e é parte importante das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e do Rio de Janeiro!

Acha que o Solar influencia a vida das pessoas? Caso sim, de que forma?
Totalmente! Influencia desde os alunos e as suas famílias até os professores e voluntários! Assim como influencia positivamente a comunidade! O Solar é uma referência importante de educação e um verdadeiro exemplo a seguir. Eu adoraria que todo bairro tivesse um Solar Meninos de Luz! Nesta época, de tanto conflito no mundo e também no Brasil, o Solar provê um espaço de paz e entendimento de que o mundo poderia aprender muito. Eu agradeço muito a experiência que tive no Solar, acho que influenciou a minha vida também.

Uma das áreas que eu mais gostei foi a Galeria de Arte. É ótima a ideia de ter um espaço cultural aberto à comunidade para convidar as pessoas a se aproximarem da arte! A Matilde sempre me recebeu na Galeria com um sorriso; eu gostava muito de ver o que tinha de novo na Galeria e agora que vejo as novas exposições, fico com muita saudade de visitá-la!

Qual é a característica do Solar que você mais aprecia?
Aprecio a qualidade de “família” que o Solar tem. Me lembra da minha escola na Venezuela, que tinha essa sensação de família. Todo mundo se conhece e se respeita; isso é muito importante! A cada vez que eu chegava, sentia o carinho do Solar desde a recepção com Malu, até a dona Ana na cozinha ou o Seu Mendes consertando alguma coisa com os rapazes que trabalhavam perto da farmácia.

Tem alguma história bacana entre você e os alunos para nos contar?
Nas minhas últimas semanas no Solar, a Maria Alice me apresentou a um menino que queria praticar espanhol! Eu fiquei muito surpresa e muito feliz, e tivemos a oportunidade de marcar algumas aulas de conversação. O Jhonatan fala muito bem o espanhol e, apesar de terem sido poucas aulas, eu adorei ter a oportunidade de ajudar um Menino de Luz!

Eu gostaria de agradecer ao Solar pela oportunidade, eu adorei fazer parte dele!

Evelyn, o Solar Meninos de Luz agradece imensamente pelo tempo e amor e dedicados ao Solar e aos nossos medicamentos distribuídos à comunidade!

Voltar às notícias

Galeria