Ajude

Menu Doe

Importância do Movimento para Inclusão e Acessibilidade na Educação Integral

25/09/2023

Hoje contamos com a presença do movimento “Para Todos” que veio através do Instituto João e Maria Backheuser – IJMB para preparar nossa equipe pedagógica, ensinando práticas inclusivas para serem aplicadas em nossas salas de aula.

Ciça Melo, parte do corpo docente do movimento, promoveu algumas dinâmicas que não só provocaram reflexões, mas também geraram alguns planos de ações para que as mudanças necessárias possam ser feitas.

A base de toda conversa foi em torno do Plano de Ensino Individualizado (PEI) que é uma importante ferramenta para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com alguma limitação ou dificuldades para aprender.

Além de ser um recurso pedagógico que observa as necessidades individuais de cada aluno, o PEI auxilia o professor em sala de aula, norteando-o para que ele possa desenvolver um trabalho de qualidade com o aluno e atingir o objetivo final, que é o pleno desenvolvimento do estudante em ambiente escolar.

Mas para ser efetivo, o PEI precisa ser elaborado envolvendo professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação. O professor precisa observar as necessidades educacionais do aluno, avaliar as áreas em que ele tem mais facilidade ou dificuldade, adequar o espaço físico e o currículo escolar ao estudante, encontrar os conteúdos e habilidades necessárias para aumentar a autonomia e aprimorar as habilidades do aluno.

De acordo com o último Censo Escolar da Educação Básica, em 2022 eram quase 1,3 milhão de estudantes com deficiência matriculados em escolas públicas e privadas no Brasil. A maior parte desses estudantes tem deficiência intelectual, seguida de pessoas com autismo e deficiência física.

Esses dados mostram como o PEI pode ser uma ferramenta importante para a educação integral, permitindo que os estudantes tenham um acompanhamento mais próximo e personalizado de seu desenvolvimento, além de ajudar os professores a planejar atividades e estratégias pedagógicas mais adequadas às necessidades dos seus estudante. Por isso é fundamental que as escolas adotem essa ferramenta para garantir que todos os estudantes tenham acesso à uma educação de qualidade.

referencias
Importância do PEI | IADHEC

O que é o PEI – Plano Educacional Individual? – Evolvere – Centro de Estudos em Fonoaudiologia e Terapias Associadas (centroevolvere.com.br)

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2023-04/numero-de-alunos-com-deficiencia-na-escola-cresce-em-todo-pais

Voltar às notícias