Ajude

Menu Doe

Música do coração

17/09/2019

Nossa Orquestra Meninos de Luz segue desenvolvendo novos talentos musicais, de todas as idades. Esse ano, com a renovação do patrocínio, o projeto pode incorporar uma professora de iniciação musical para o maternal, e a experiência, que iniciou em setembro, tem sido um sucesso.

Todas as segundas-feiras, Paula Bragança leva para as duas turmas do maternal muita música e aprendizado. Acompanhada de instrumentos musicais, a professora busca desenvolver nos 44 alunos todas as habilidades promovidas pela musicalização: oferecer bem-estar, trabalhar o equilíbrio e a concentração, acalmar e desenvolver o raciocínio, a parte motora, rítmica e a consciência corporal. Quanto mais cedo puder ser iniciada, melhor. “É uma atividade importante para que tenham boa memória e conquistem apreciação musical”, reforça a coordenadora pedagógica Tatiana Neves.

Ao longo dos 40 minutos de aula, a professora Paula canta, toca violino, triângulo, flauta doce e Ukulele, instrumento musical havaiano que parece com o violão. Os pequenos, que têm entre 2 e 3 anos, cantam, dançam e tocam seus instrumentos favoritos, o chocalho e o pandeiro. “Criança pequena está conhecendo o mundo, explorando as coisas, e os sons são importantes para criarem em suas mentes um repertório. A rítmica vai sendo desenvolvida à medida que vão interagindo com os instrumentos e nem sempre precisamos ensinar o que fazer: a criança, ao ouvir a música, começa a chacoalhar o chocalho mais ou menos dentro do pulso da música, por exemplo. Com a música, eles vão percebendo o ritmo das coisas e acho que isso os ajuda a criarem o próprio ritmo interno”, conta Paula.

Por aqui, adiantamos que está sendo difícil lidar com momentos tão lindos!

Voltar às notícias