Ajude

Menu Doe

O que está por vir?

15/06/2020

No dia 31 de Agosto do ano passado, estávamos reunidos com amigos, parceiros e convidados no Belmond Copacabana Palace, realizando a 2º edição do nosso Encontro Solar de Educação. Neste dia, debatemos sobre a trajetória da educação integral no Brasil e suas diferentes realidades e aplicações. Este ano, devido a COVID-19, fizemos nossa primeira versão extraordinária e online do evento, que teve 4 dias de lives.

Com a presença de profissionais do segmento da Infectologia, Nutrição, Psiquiatria e Pediatria, tivemos conversas sobre as diferentes preocupações e cuidados no volta às aulas em meio a pandemia. O retorno ainda não tem uma data prevista, contudo, é importante que todas escolas já repensem o cotidiano de seus alunos, aplicando formas diárias de conter a propagação do vírus. Em tempos tão complicados é essencial que escola e família trabalhem em conjunto para evitar quaisquer tipos de riscos!

Dr. André (Infectologista da Fiocruz)

Abrindo nossa semana do Encontro Solar de Educação, o médico falou sobre a atenção que deve ser tomada de forma rotineira nas medidas básicas de segurança como: lavagem das mãos, uso de máscaras, distanciamento e observação aos sintomas. O Dr. André também falou sobre a atenção com as crianças menores de 2 anos, que não devem usar máscaras e sobre a indispensabilidade de se manter em isolamento caso apresente algum sintoma respiratório. Segundo ele, ainda é preciso esperar que o número de casos diminua para se pensar numa previsão de volta às aulas no Rio de Janeiro.

Manuela Peixoto (Nutricionista do Solar e especialista em Nutrição Escolar)

Limpar os alimentos antes de cozinhá-los sempre foi essencial, mas agora, é ainda mais indispensável ter atenção com a higiene alimentar. Na live, Manuela falou sobre formas de minimizar os riscos nas cozinhas escolares, refeitórios e durante a distribuição de alimentos. Desde o momento da aquisição dos produtos com os fornecedores até que estes sejam servidos, é indispensável que o as regras de higienização e distanciamento sejam respeitadas. Cada escola também deverá criar um protocolo próprio de segurança alimentar, que funcione de acordo com o seu tamanho, quantidade de alunos e profissionais da cozinha, número de produções diárias e outros.

Dra. Paula Guimarães (Psicóloga)

Ficar em isolamento social é algo que tem causado mudanças comportamentais em todas as pessoas, e a Dra. Paula falou sobre a importância da atenção na saúde mental das crianças. Desânimo, falta de comunicação e dificuldade em cumprir as demandas da escola são alguns dos sinais que podem indicar ansiedade e estresse. Nessa época, é necessário que tanto os pais quanto os professores entendam a peculiaridade do momento e evitem cobrar excessivamente as crianças, para não criar uma nova geração de jovens ansiosos.

Dra. Patrícia Marinho (Pediatra)

As crianças pequenas são imprevisíveis e tem atitudes que muitas vezes envolvem brincadeiras e contato com os amigos. A Dra. Patrícia falou sobre como as escolas devem rever seus procedimentos para que o retorno dessas turminhas também seja seguro. Toda equipe deverá ter atenção no dia a dia desses alunos, para evitar que lápis, brinquedos, copos e outros sejam emprestados. Além disso, é importante que a caderneta de vacinação também esteja em dia e que a família mantenha os procedimentos de higienização de casa.

O que o Solar tem feito para se preparar?

Desde o início da pandemia ficamos preocupados em quando e como será este retorno às aulas presenciais. Já estamos tomando nossas medidas para receber nossas crianças, jovens, pais, funcionários e equipes de apoio com todo carinho e segurança. Para ver detalhadamente sobre o que está sendo feito no Solar já seguindo indicações feitas pelos profissionais, acesse nosso Instagram: @meninosdeluz.

Voltar às notícias