Ajude

Menu Doe

Projeto Germinar

09/10/2018

O Projeto Germinar tem como objetivo estimular a curiosidade e aproximar as crianças do consumo consciente, trabalhando a sustentabilidade, estimulando o consumo de alimentos naturais, através de atividades de educação ambiental e nutricional.

Os alimentos são apresentados as crianças de forma lúdica, com o uso de bonecos, que interagem com elas. Depois é a descoberta das sementes, em contato com a terra. Cada turma ganha uma estufa, e plantam 3 tipos de sementes: manjericão, coentro e cebolinha. As turmas e professores serão os responsáveis pelo cuidado até a colheita, quando farão parte das refeições oferecidas pela escola.

Numa outra atividade, o Projeto Germinar saiu para um Mutirão Ecológico na praia de Copacabana com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o descarte de lixo e seu impacto para o meio ambiente. Em uma hora de atividade, numa pequena extensão da praia, elas puderam ter uma noção do desperdício de material descartado com a quantidade considerável de canudos, papeis, tampinhas e mais lixos recolhidos.

A palavra ‘germinar’ remete à origem, desenvolvimento e evolução. Dentro desse contexto, as crianças podem ser vistas como sementes, que estão no início da vida e desenvolvendo seu intelectual. O estímulo ao conhecimento das origens dos alimentos aliado à preservação e propagação de sistemas naturais é a base para a formação de cidadãos mais conscientes da saúde individual, coletiva e ambiental.

O Projeto Germinar foi idealizado e é desenvolvido pela Tatiana Neves, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, com a supervisão nutricional de Raissa Faro e conta com as parcerias da Proposito 8, +Trilhas e CARPE Projetos Socioambientais em ações pontuais.

 

 

Voltar às notícias

Galeria