Ajude

Menu Doe

Projeto literário envolve crianças dos berçários e maternais

10/04/2014

“Vemos a literatura como ponto de partida para construção do pensamento, um grande instrumento na Educação Infantil do Solar” afirma a Coordenadora Tatiana Neves. Com essa premissa, a cada mês um livro distinto é trabalhado com as crianças de três meses aos três anos de idade.

Durante quinze dias ele é lido todos os dias, usando diferentes técnicas de apresentação da história, e várias atividades são desenvolvidas em torno do tema, nos diferentes componentes curriculares, expandindo vivências e conhecimentos.

“Queremos que a aprendizagem seja adequada a cada faixa etária, prazerosa, interessante e estimuladora, tanto para os alunos quanto para educadoras, mas para isso, é necessário o envolvimento e um verdadeiro comprometimento de todos os participantes” explica Tatiana.

A partir da história, as educadoras desenvolvem atividades buscando envolver também os pais com pesquisas, encontros e contação de histórias. Em sala de aula, músicas, jogos, brincadeiras e até os murais são decorados com o tema do livro.

O objetivo do projeto é influenciar as crianças a criar gosto pela literatura. A repetição e aplicação do contexto em outras atividades são fundamentais para a compreensão da história. Também é estimulado a interpretação oral, a ampliação do vocabulário e socialização, através da apresentação das construções dos outros alunos.

Este mês o livro em destaque é o Pintinho Pelado, da autora Cristina Luna, que conta a história de um pintinho que nasceu com o pescoço pelado e por isso era ridicularizado no galinheiro. Com isso, respeito, viver em comunidade, cores e tipos de animais são alguns dos conteúdos que atualmente estão sendo trabalhados com as crianças.

Clique aqui e veja fotos.

Voltar às notícias