Ajude

Menu Doe

Quando faltam as palavras para definir, é a Arte que traz à vida a cor dos sentimentos e da intuição.

15/04/2023

A Arte na educação promove um melhor entendimento do mundo ao seu redor através de suas formas, cores, linhas e texturas, num encontro harmonioso entre o racional e o emocional, atuando como uma ótima ferramenta de apoio pedagógico e vivências escolares fundamentais para a formação socioemocional e cidadã de crianças e adolescentes.

A arte na educação promove:

1. Estímulo da criatividade

Os alunos devem ser incentivados desde cedo a expressar ideias diferentes e a ter um pensamento livre para que aprendam a resolver um problema de um modo novo, que não seja óbvio. E isso só é possível se a pessoa tiver a imaginação de criar soluções alternativas para o que precisa ser resolvido. Aprender não apenas os processos criativos, mas a raciocinar de modo lúdico e inovador. 

2. Percepção do mundo

A arte é uma forma de conhecimento, e por isso ela auxilia na construção de uma percepção de mundo. Uma das principais características da arte é a sua subjetividade, no entanto, ela pode ser relacionada com outros campos da ciência, como geometria e história e permite que os alunos enxerguem diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo assunto.

3. Inteligência emocional

A criança aprende a expressar o mundo em que vive na mesma medida que ela consegue compreendê-lo. E o mesmo acontece com as emoções. Conforme ela experimenta e conhece as emoções humanas, a criança desenvolve modos elaborados de expressá-las. 

A arte oferece ferramentas e mecanismos para que a criança aprenda a expressar o que e como está se sentindo. Além disso, a linguagem artística possui características próprias que permitem que a criança se manifeste de um modo que ela talvez não conseguisse apenas com o uso da linguagem falada. Nesse processo, estão envolvidos a inteligência e o raciocínio afetivo e emocional, que são essenciais para o bom desenvolvimento do currículo escolar.

4. Contextos e associações

De modo geral, o ser humano aprende por meio de associações, ou seja, conectamos temas e acontecimentos para que possamos entendê-los melhor. Por isso a arte auxilia o aprendizado nos espaços formais de ensino, pois ela ajuda a criança a estabelecer conexões, a vivenciar conceitos e a criar a partir de novos aprendizados.

Dessa forma, a arte na educação escolar permite que a criança e o adolescente se desenvolvam não apenas cognitivamente, mas também socialmente já que ampliam a sensibilidade, a percepção e a linguagem dos alunos, além de desenvolver neles o senso crítico e a capacidade de estabelecer associações.

Voltar às notícias