Ajude

Menu Doe

Shantalaterapeuta capacita Professores da Educação Infantil

05/02/2014

Mesmo antes de os alunos retornam às aulas, o Solar Meninos de Luz já estava a todo vapor. Desde segunda-feira, 03 de fevereiro, os profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio estão participando de atividades visando planejar o ano letivo.

Graduada em Psicologia, Mestre em Educação e Shantalaterapeuta, Frederika de Assis conversou na tarde de terça-feira, dia 04, com as professoras da Educação Infantil sobre a importância do tocar e a estimulação infantil.

As professoras, muito entusiasmadas, apresentaram casos vividos em sala de aula e idealizaram atividades pedagógicas que visam explorar as potencialidades, respeitando a individualidade e limitações de cada criança.

A Coordenadora da Educação Infantil, Tatiana Neves, ressaltou que “o papel do educador é auxiliar no desenvolvimento infantil” e que o cuidado, contato e afeto devem fazer parte do cotidiano, pois os resultados são consequência de um processo contínuo.

Frederika, também aconselhou a utilização de texturas, cores, aromas, vozes e movimentos para despertar a curiosidade e desenvolver a criatividade, a criação e produção das crianças entre 0 e 5 anos, sempre buscando explorar as emoções e sentimentos dos pequenos.

Indo ao encontro do trabalho holístico desenvolvido no Solar, que acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, a Shantala é uma massagem milenar indiana, feita exclusivamente em bebês. Ela tem uma estreita ligação com a medicina ayurvédica, que deriva das palavras sânscritas ayur (vida) e veda (conhecimento). Seus movimentos são de dentro para fora, acompanhando o crescimento do bebê de modo harmonioso.

Segundo Frederika “Ao massagearmos frequentemente um bebê estimulamos: um sono prolongado e de melhor qualidade; uma redução de hormônios que podem causar estresse infantil; um equilíbrio de alongamento e relaxamento da musculatura; uma revitalização funcional em todos os sistemas do corpo, principalmente, sistemas respiratório, circulatório, digestivo e cognitivo; e uma potencialização do sistema imunológico, com aumento do nível de anticorpos no soro sanguíneo, aumentando a capacidade de resistência a doenças”

“Tem sido uma experiência muito rica e prazerosa e venho desenvolvendo uma parceria e cumplicidade com as Educadoras, o que potencializa nossa relação com desenvolvimento infantil.” Conclui Frederika, que mora em Botafogo e é voluntária no berçário do Solar Meninos de Luz desde 2013.

Para ver as fotos da palestra, clique aqui.

Voltar às notícias