Ajude

Menu Doe

SOS sala de artes

16/09/2019

Perto da nossa biblioteca, tinha uma sala que há anos estava inativa. Já tinha sido a sala de artes, mas de longe se parecia com aquele cantinho que um dia foi inspirador. O espaço, que precisava de uma boa reforma, chamou a atenção da Neide Oliveira, voluntária nos nossos projetos há 30 anos.

Há muito tempo Neide, que é personal organizer, tinha essa ideia em mente mas precisava de uma equipe experiente e disponível para fazer a transformação de forma voluntária. Recentemente, passou a integrar o grupo SOS Personal Organizer, criado pela empresária Claudia Cruz, que tem uma empresa de organização e criou este grupo com a finalidade de realizar ações sociais, para capacitar mulheres e transformar ambientes. Ao conhecer mais sobre a atuação, Neide logo pensou no Solar e propôs à Claudia o desafio: renovar a nossa sala de artes para os alunos voltarem a utilizá-la. Claudia topou na hora e 12 mulheres se ofereceram como voluntárias.

O grupo finalizava sua primeira ação em um asilo e já se preparava para esse segundo desafio. Começaram, então, aqui no Solar no dia 22 de julho. “Não bastava somente organizar o ambiente, era preciso partir para uma reforma. Sabrina, que é designer de interiores, fez a planta do projeto, buscou o paisagista e o pintor. Depois, eu, Carol Bastos, Carol Brito, Beatriz, Kezia, Miriam, Jacqueline, Regina, Débora, Giselle e Viviane entramos para fazer a modificação”, conta Neide.

Reginaldo e Vitor, que cuidam da manutenção das nossas casas do Solar, se envolveram com o projeto e deram as mãos à equipe. Todo o material foi doado – as tintas foram compradas com dinheiro arrecadado em uma loja parceira –, móveis foram restaurados, cadeiras receberam novos estofados, carreteis recolhidos em Jardim América viraram mesas, livros enfeitaram as prateleiras e cada cantinho ganhou uma decoração carinhosa, com plantas, flores e fotos. Para finalizar, na parede da janela uma árvore ganhou forma pelas mãos do artista plástico Santi Elis.

“Nosso trabalho como personal organizer é transformar ambientes que mudam vidas. O SOS Personal Organizer é formado por pessoas comprometidas em amar o próximo. Idealizamos o projeto e fomos até o fim, colocando nossas energias, nossa força, coragem e disposição. Era algo que eu sempre sonhei em fazer no Solar, sempre quis retribuir tudo o que recebi com muito carinho nesses 30 anos. Era o sonho da Iolanda e estou grata em ter contribuído para realizá-lo”, conta Neide, emocionada.

A professora de artes Schaiane comanda o inspirador espaço, que conta com atividades de pintura, artesanato, música. Workshops e eventos de arte também estão nos planos.  

Quer ver o resultado? Marque conosco uma visita guiada para conhecer todo o Solar e confira que primor ficou esse e outros espaços que foram renovados com o apoio de parceiros e voluntários.

Voltar às notícias

Galeria