Ajude

Menu Doe

Centro de Artes Plásticas e Artesanato Christina Oiticica

Centro de Artes Plásticas e Artesanato Christina Oiticica

Desde a idade infantil à juventude, o Solar promove a participação em Artes Plásticas e Artesanatos encorajando o aluno a se exprimir por algum material de criação: desenhos, pinturas, reciclagens com material descartável, uso de tinta, gesso, argila, madeira, metais,  papel, biscuit, EVA, feltro, fuxico, patchwork, MDF, etc. Busca mostrar que esse produto pode ser vendido e essa atividade se tornar profissão ou fonte de renda paralela, mas sobretudo auxilia o aluno a construir formas e imagens que solidificam em sua personalidade a concepção estética, a visão poética, que auxiliam a construção do saber, do sentir e do ser, necessária ao seu progresso em quaisquer ciências e artes.

As aulas são realizadas por professores do Colégio (aulas obrigatórias) ou por voluntários e as produções artísticas são utilizadas, ou geradas, muitas vezes em diversos projetos educativos ou culturais.  

São focos de atividades além de pintura e artesanato: colagens, gravuras, esculturas, performance (arte combinando poesia, teatro, música, vídeo, desenho, etc, sempre com tema gerador), exposições, vídeos, grafismo.  Os alunos do Solar por isso têm facilidade em desenho, pintura, criação de quadros, jogos, cartões, etc, que são pedidos por parceiros em eventos, como por exemplo pelo Belmond Copacabana Palace, com desenhos do Hotel, para serem dados aos clientes e na elaboração de camisetas para nossos eventos beneficentes.

Objetivos
  • Desenvolvimento de competência estética e artística nas diversas modalidades das artes visuais.
  • Desenvolvimento de sensibilidade e harmonização psíquica através de atividades de artes plásticas e artesanato.
  • Busca de autonomia pessoal e social, por permitir, através das artes plásticas o autoconhecimento e a compreensão do outro, ao expressarem-se sentimentos, emoções, desejos, projetos, de forma lúdica e prazerosa.
  • Treinamento de responsabilidade social e criatividade através de reciclagem de sucata.
  • Intercâmbio do aperfeiçoamento nas artes plásticas e artesanato para outras demais artes (dança, música, teatro, etc.) para produzir trabalhos conjuntos.
  • Preparação para que progressivamente o aluno possa apreciar, desfrutar, valorizar e analisar os bens artísticos de povos e culturas tanto contemporâneas como ao longo da História.
Alguns tipos de atividades realizadas:
  1. Oficinas de releitura de obras de grandes pintores atuais, renascentistas, expressionistas, etc, ministradas por artistas plásticos e professores de Arte com exposições na Biblioteca e outros espaços do Solar.

Ex: Estudo das pinturas e técnicas usadas por Christina Oiticica e expostas no livro “As quatro estações”, enterrando as telas por 9 meses a 1 ano, em florestas, esperando a intervenção da terra, chuva, insetos, etc, nos quadros. As crianças se encantaram, fizeram pinturas que enterraram por 1 mês nos jardins e terrenos do Solar, depois as expuseram na Sala Christina Oiticica, que mais tarde, viu os resultados.

  1. Workshop pelos profissionais, de estudo e releitura das obras expostas na Galeria de Arte Meninos de Luz, seguida de exposição dos alunos.

Após cada exposição de Arte ali realizada (40 até hoje) há uma oficina dada pelos artistas sobre conceitos, técnicas, materiais, etc, que foram usados por eles e em seguida realizados trabalhos pelos alunos do Fundamental I e depois Fundamental II, que são expostos na Galeria de Arte Meninos de Luz com os mesmos cuidados da primeira exposição, dos profissionais, durante 3 semanas a 1 mês, sendo visitadas pelos alunos e público. Clique aqui e veja a Galeria de Arte Solar.

  1. Após o “Solar Literário”, com a contação de histórias por seus autores, os alunos são levados ao Centro de Artes para oficinas com os ilustradores, quando pintam, desenham, escrevem, fazem poesias, além de promoverem dramatizações que são encenadas no Teatro. Clique aqui e veja o “Solar Literário” na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho.
  1. Outras Artes como construção, colagem, fotografia, audiovisuais, discussão de vídeos, seguida de ações através de projetos, etc, são realizados sempre que necessário por professores e alunos nesse ambiente.
Meta
  1. Em breve prazo: Oferta de oficinas de Artes Plásticas e Artesanatos para mães de alunos e jovens e adultos da comunidade.
  2. Em médio prazo: volta das oficinas de Costura para mães de alunos e demais moradores da Comunidade
  3. Em longo prazo: Criação de pequena loja para venda dos produtos manufaturados no Centro de Artes como ajuda à sustentabilidade da Instituição.

Obs.: Em todas as oficinas haverá o incentivo aos alunos para que transformem essa aprendizagem em venda dos produtos em locais por eles organizados.

Breve Histórico

 Com o Centro Cultural sendo implantado, em 2004, com recursos do BNDES, foi possível a criação do Centro de Artes e Artesanato Christina Oiticica. Em 2015, o Centro Cultural foi reformado pelos gerentes do Belmond Copacabana Palace e, com patrocínio do parceiro, a Sala foi climatizada e teve a iluminação aperfeiçoada. (Veja como este Centro foi implantado, em “Biblioteca Comunitária Paulo Coelho” – “Ligeiro histórico – de 1997 a 2016”).

Por que o nome de Christina Oiticica no Centro de Artes?

Christina Oiticica é a grande artista plástica brasileira que usa técnica experimental neoconcretista a partir da “plantação” das telas, em florestas, vales e montanhas, por 9 meses a 1 ano, em diferentes locais do planeta, o que deixa sinais impressionantes nas telas.

Já expôs em  12 países, em mais de 60 Galerias de Artes , como por ex. Carrousel Du Louvre – Paris, França; 48º. Salão de Arte Contemporânea de Montrouge, França; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Festival Art Masters – St. Moritz, Suíça, entre outros.

Tributo de Gratidão à Christina Oiticica

O nome Christina Oiticica no Centro de Artes Plásticas e Artesanato é imerecido por nós, do Solar, mas sabemos do seu carinho por nossa obra. Ela faz parte do grupo de Conselheiros Consultivos do Solar, reunião a que comparece quando está no Rio de Janeiro. Com o escritor Paulo Coelho, seu esposo, constituem os maiores patrocinadores do Solar, bondosos e compreensivos.

Muito obrigada, Christina! Deus interfira em sua vida, como interferiu em suas obras, ao harmonizá-las com as mais sublimes energias siderais!

Solar Meninos de Luz
Presidente e Diretores

Oficina de arte com Iclea Eccard e Renata Sgarbi.
Oficina de arte com Norma Mieko Okamura.
Oficina de arte com Graziella Andreani e Eliane Carapateira.

Novidades