Ajude

Menu Doe

FotosProBem (Parte 2)

19/10/2020

As fotos são muito mais que apenas imagens impressas, elas também nos trazem memórias sobre diferentes momentos, reflexões ou sentimentos. Nada melhor do que unir esses objetos cheios de carinho com uma ação de solidariedade, não é? Pensando nisso, o FotosPróRio uniu toda a paixão pela fotografia e juntou com o desejo em fazer o bem, conheça mais sobre o evento!

Nossa relação com alguns dos participantes desse projeto, é como as fotografias, pois nos lembra dos momentos únicos, onde eles estiveram presentes aqui em nosso Solar.

Contamos um pouco sobre o trabalho de artistas e curadores que já passaram por nossa Galeria de Artes em outra matéria, que você pode ler aqui. Porém, a nossa “exposição de lembranças” é longa e já contou com a presença de muitos artistas, conheça um pouco mais sobre outros nomes:

Ateliê Oriente – Marco Antônio Portela
Sendo um dos organizadores do evento, Marco utiliza todo seu “espaço” e conhecimento para dar visibilidade à tantos outros profissionais do meio. No Solar, seu talento fez parte das curadorias por ele realizadas, de 2009 ao primeiro semestre de 2011.

Isabel Sanson Portella

Sendo também uma das curadoras do evento, Isabel tem a importante missão de definir os materiais que serão expostos, entender seus conceitos e aplicações. No Solar, foi curadora junto com Jozias Benedicto, de duas coletivas “ATRAVÉS DO ESPELHO” (2016) e “[D]O OUTRO LADO DO ESPELHO” (2016), onde os alunos do Solar participaram de workshops com os artistas da exposição anterior.

Marcos Bonisson
Fazendo parte do evento com uma imagem de sua série “Arpoador”, o artista mostra um pouco sobre a vida na praia que dá nome a série e suas várias faces e formas. Já no Solar, Marcos expôs na Galeria em 2010/11, na coletiva SOLAR, curadoria de Marco Antônio Portella.

Mayra Rodrigues
Com uma das pinturas feitas em óleo sob tela da série “Vazados”, Mayra retrata em suas obras rostos com traços perfeitos, mas sem “identidade”. Aqui na Galeria do Solar, expôs em 2018, na coletiva “ENTRE O VÃO E A PLATAFORMA”.

Mercedes Lachmann

A fluidez da água e sua infinidade de movimentos foi a inspiração perfeita para Mercedes criar a obra “Sem Título” que faz parte do evento. En nossa Galeria, participou da coletiva “LUZ BALÃO” e ministrou uma das oficinas de arte que resultou na exposição Fios de Sol (2018), com os alunos do Pré-II, junto com a Denize Calazans.

Patricia Toscano

A presença de elementos naturais também fez parte da foto da Patrícia, que com a obra “Meu fogo é matéria que você não alcança” mostra um pouco da sua percepção sobre relações. No Solar, trabalhou como assessora para o curador André Sheik, levando a exposição “BRINCANDO” (2018) para a imprensa.

Simone Rodrigues
Com uma das fotos de sua série “Nomes do Amor – Retratos da Família LGBTQI+ Brasileira”, Simone mostra o casal Roberta e Juliana, segurando suas filhas em seus braços e sorrindo com toda a naturalidade do momento. Em nossa Galeria, já expôs na coletiva “ENTRE O VÃO E A PLATAFORMA” (2018), curadoria de Osvaldo Carvalho e também sob a curadoria de Marco Antônio Portela.

Ursula Tautz

Na foto do evento, Ursula mostra uma situação que é mais normal do que deveria, e que diz muito sobre o “fácil esquecimento” que é presente na sociedade. Em nossa galeria, participou da coletiva “ATRAVÉS DO ESPELHO” (2016), com uma vídeo instalação, que era uma metáfora sobre o drama vivido pelos refugiados.



Voltar às notícias